Google I/O 2015: principais novidades que podem ser apresentadas hoje

#Notícia Publicado por fullmetalchemistry, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuY29tcHV0ZXItYmlsZC5kZS9pbWdzLzYvMy8zLzYvNC83LzEvR29vZ2xlLUxvZ28tdW5kLUxvZ28tZGVyLUdvb2dsZS1JLU8tMjAxNS0xMDI0eDU3Ni00Y2FiMmE2MDNjYWY2ZjE0LmpwZw==

O principal evento da Google neste ano, o I/O 2015, acontecerá em São Francisco nos dias 28 de 29 de maio. Já no primeiro dia, teremos uma grande apresentação de duas horas e meia, a partir das 13:30, horário de Brasília. Mas afinal, quais novidades podemos esperar?

Apesar de ser um evento voltado aos desenvolvedores, a Google sempre revela diversas surpresas interessantes aos consumidores. Como de costume, é esperado que seja apresentada a nova versão do Android e novos detalhes, planos e novidades sobre outros projetos. Neste ano, podemos prever assuntos como o Chrome OS, Android Wear, Google Glass 2.0, carros autônomos, inteligência artificial, Android Brillo, Android TV, Project Ara, realidade virtual e muito mais, conforme conferimos abaixo.

Android M

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQ0MjYvaWQxMjc4ODguanBn

Mesmo com o Lollipop estando presente em menos de 10% dos aparelhos Android, é praticamente certo que a Google irá revelar a nova versão do seu principal sistema operacional durante a I/O 2015.

Seguindo a tradição de nomenclatura, o Android chega à versão M. Seu nome comercial, porém, talvez não seja apresentado durante a conferência, mas se especula Marshmallow, Milk Shake, Meringue, M&M ou Milky. O nome usado internamente, de forma provisória, parece ser Macadamia Nut Cookie.

Uma descrição sobre a conferência envolvendo o Android M foi capturada antes de ser removida pela Google.

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQ0MDkvaWQxMjgwNjkuanBn

A descrição lia que o Android M levará o Android para esferas de trabalho de forma mais pontual, abrindo novos grandes mercados como o de pequenas empresas.

No mais, o sistema provavelmente contará com melhor gerenciamento de memória RAM e bateria em relação ao Android Lollipop, suporte nativo a sistema de biometria, maior controle sobre permissões e melhor integração com dispositivos próximos.

Android Auto

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzNzEvaWQxMjgwNzAuanBn

Diversas companhias como a Volkswagen estão presentes na lista de parceiros do Android Auto. O mercado de carros mais inteligentes é um dos mais quentes da atualidade. Não é à toa que a Apple está investindo pesado no CarPlay e a Google com certeza não quer ficar pra trás. Algumas estimativas afirmam que até 2020 já teremos quase 80 milhões de carros com um dos dois sistemas operacionais.

No cronograma da Google I/O 2015, existem duas sessões destinadas ao Android Auto. O objetivo delas é explicar como os desenvolvedores poderão criar aplicativos para o sistema operacional. Apesar de parecer um pouco improvável, pode ser que a Google apresente alguma grande novidade na área.

Android Pay

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzNzEvaWQxMjgwNzEuanBn

O serviço Google Wallet já conta com diversos importantes parceiros nos Estados Unidos como a Verizon, AT&T e T-Mobile. O objetivo é tornar o Wallet a nova forma preferida de se fazer pagamentos através do smartphone, rivalizando com os serviços da Samsung e Apple.

Se é esperado que a Google explique melhor suas visões para o futuro da plataforma. Alguns analistas afirmam que o Wallet não teve o recebimento esperado por parte do público, então algo completamente novo pode estar a caminho.

Android Wear

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzNjcvaWQxMjgwNzIuanBn

á existe uma sessão agendada na Google I/O 2015 para tratar de tecnologias wearable. A descrição afirma que serão apresentados novos wearables que surpreenderão todos.

Não tiveram medo de criar expectativas para a sessão, então podemos esperar algo realmente interessante. Quem sabe um smartwatch que pode gerar hologramas, uma variante do Google Glass ou um novo vestível modular? Não sabemos, mas estamos bastante ansiosos.

Android TV

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzNzEvaWQxMjgwNzMuanBn

O Android TV, anunciado durante a Google I/O do ano passado, está recebendo grande atenção por parte da Google, sendo ela a grande aposta da empresa para entrar de vez no mercado de televisões. Também já encoraja desenvolvedores a adaptarem seus apps para funcionarem nas grandes telas.

Com certeza a conferência terá um bom tempo dedicado aos planos da Google sobre seu sistema para Smart TVs. Algumas marcas como a Sony já firmaram parceria e trarão o sistema rodando em diversas de suas novas TVs.

Android Brillo

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzOTYvaWQxMjgwNzQuanBn

Está rodando pela internet diversos boatos sobre um possível Android Brillo. O sistema seria dedicado à itens comuns, os conectado à internet e tornando "smart" tudo ao seu redor. Entre a lista dos interessados em criar algo similar, temos a Apple com o Homekit, a IBM, Microsoft, Samsung e tantas outras.

A Internet das Coisas já é uma realidade e tende a crescer exponencialmente nos próximos anos. A aposta da Google para dominar este mercado seria o Brillo. Ao contrário da versão normal do Android, ela seria feita para funcionar em hardwares de baixíssima potencia, como são os componentes de lâmpadas inteligentes, por exemplo.

Novo serviço de fotos

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzMDcvaWQxMjgwNzUuanBn

Diversos rumores sugerem que a Google planeja abandonar o Google+ Fotos para criar um serviço independente de compartilhamento a partir do Android M. De acordo com um relato da Bloomberg, o tal novo serviço possibilitará o compartilhamento direto em redes sociais como Facebook e Twitter.

Ferramentas já presentes no Google+ como as de edição de imagem também supostamente serão implementadas. As últimas informações afirmam que a novidade será apresentada na Google I/O 2015.

Project Ara e Tango

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzNzEvaWQxMjgwNzYuanBn

O Project Ara viralizou um tempo atrás ao conceitualizar smartphones modulares, onde o usuário pode prolongar o tempo útil de seu aparelho fazendo upgrades específicos, como aumentar a memória RAM ou escolher o processador. É um projeto bastante audacioso, assim como interessante pois daria muito mais poder aos consumidores que dessa forma poderia montar um smartphone de acordo com suas necessidades ao invés de ter apenas opções específicas de modelos.

Já o ambicioso Project Tango visa trazer um sistema avançado de detecção 3D. De acordo com a descrição oficial da Google, o Project Tango visa "levar um entendimento de espaço e movimento comparável ao humano para aparelhos móveis". Os modelos atuais são equipados com diversos sensores que conseguem realizar mais de 250 medições por segundo para criar um modelo 3D do espaço ao redor. Porém, são ainda destinados apenas para desenvolvedores. Durante a conferência, provavelmente veremos o andamento do projeto, suas possíveis contribuições para realidade virtual e quem sabe uma data para o lançamento comercial já que ainda é necessário um convite para a compra.

Project Fi

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQyNTMvaWQxMjgwNzcuanBn

Além de ser uma provedora de internet banda larga de alta velocidade graças ao Google Fiber, agora é também uma provedora de internet móvel com o Project Fi.

A companhia anunciou que os usuários do Nexus 6 podem receber convites para contratarem o novo serviço. Ele funciona oferecendo milhares de pontos de acesso Wi-Fi em conjunto com as redes da Sprint e T-Mobile, permitindo a troca entre elas de forma imperceptível. A Google pode falar um pouco mais sobre o futuro do projeto durante a conferência.

Google Cardboard e Realidade virtual

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzNjQvaWQxMjgwNzguanBn

O Cardboard é um projeto bacana apresentado pela Google que possibilita experiências de realidade virtual através de um visor feito de papelão em conjunto com um smartphone.

Em dezembro do ano passado, a Google publicou uma página dedicada para apps funcionais do Cardboard no Google Play e liberou os kits de desenvolvimento relacionados para desenvolvedores, mostrando que está empenhada em fazer parte desta revolução tecnológica.

Alguns especulam que será apresentado uma nova versão do Cardboard, mas pode ser que a Google tenha preparado um aparelho criado do zero já que o Cardboard não é mencionado por nome em nenhuma das sessões já agendadas para a conferência. Por outro lado, temos diversas sessões que mencionam "realidade virtual".

Devemos também lembrar que um dos objetivos do Project Tango é "aproximar o mundo virtual do real" graças ao seu incrível mapeamento 3D do ambiente. Será que os dois projetos vão finalmente se encontrar?

Carros autônomos

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzNzEvaWQxMjgwNzkuanBn

Após um extenso período de testes internos, a Google anunciou que seus carros autônomos chegarão às ruas da California ainda este ano. Eles são pequenos, bem diferente visualmente do que estamos acostumados, e feitos para não precisar de qualquer interferência humana para se auto dirigir.

Assim, é natural que a Google apresente detalhes adicionais sobre a novidade, visto que é um mercado bastante promissor e já bastante competitivo, com diversas empresas como Apple e Uber interessadas.

Chromecast 2.0

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzNzIvaWQxMjgwODAuanBn

O Chromecast foi um dos melhores aparelhos já criados pela Google. Ele conseguiu trazer milhões de TVs "antigas" ao plano das Smarts e criou uma ótima integração entre o Android e a tela grande.

Já lançado há um bom tempo, foi muito bem recebido pelo mercado graças ao seu preço atrativo. Por isso, mesmo que não seja na Google I/O, é certo que em algum momento veremos uma nova versão do Chromecast.O Chromecast foi um dos melhores aparelhos já criados pela Google. Ele conseguiu trazer milhões de TVs "antigas" ao plano das Smarts e criou uma ótima integração entre o Android e a tela grande.

Google Glass 2.0

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzOTAvaWQxMjgwODEuanBn

Algumas listagens de emprego na Google revelaram recentemente possíveis planos para transformar o Glass em uma família de produtos. Também sabemos que apesar do fracasso comercial, não desistiram do Google Glass e já se trabalha em uma, ou duas, novas versões.

Como o Google Glass nunca foi liberado para compra por consumidores normais e está ainda não está em estágios avançados, é natural que as novidades sobre sejam apresentadas na conferência voltada aos desenvolvedores.

Essa é uma das áreas mais promissoras da Google. Tanto que temos grandes nomes envolvidos no projeto, como o de Tony Fadell, um dos responsáveis pelo iPod durante seu tempo na Apple.

Novos Nexus

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzMDgvaWQxMjgwODIuanBn

Diversos rumores estão alegando que a LG ou Huawei serão as responsáveis pelo novo smartphone Nexus da Google. Porém, um rumor interessante sugere que na realidade teremos dois novos smartphones, cada um fabricado por uma.

O modelo da LG supostamente tem o codinome Angler e conta com tela de 5,2 polegadas enquanto o da Huawei é chamado de Bullhead e sua tela é de 5,7 polegadas.

No entanto, o evento é destinado a desenvolvedores. Nos parece pouco provável que a Google apresentará os novos modelos da linha Nexus por lá, nas não deixa de ser uma possibilidade.

Site oficial da transmissão:

https://events.google.com/io2015/

App para android oficial do evento (com vídeos do evento):

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.samples.apps.iosched

trolomokgualfor
trolomokgualfor #fullmetalchemistry
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque