Rumor sobre Conker da Insomniac Games era na verdade um dever de casa

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3MtLS1TYzg2VzA1LS0vMTIyMjg3NTk0NTI0NTU4NDQxOC5qcGc=

O que leva uma pessoa um rumor sobre jogo e espelha-lo pela internet? Poderia ser a fama ou a infâmia. Talvez para soltar alguns risos. As vezes... conseguir uma nota melhor na faculdade.

No inicio do mês de março, um usuário do Reddit conhecido pela alcunha de certain_ability postou uma "noticia" no tópico r/gaming, o Reddit é a maior comunidade de games com cerca de 7,5 milhões de usuários. Ele falou que costumava trabalhar na Microsoft e gostaria de compartilhar algumas informações, afirmando que pessoas por trás do Xbox na Microsoft pediram para o estúdio Insomniac Games (Ratchet & Clank e Sunset Overdrive) para desenvolvendo um reboot do clássico jogo de plataforma, Conker. Mas a Insomniac tinha recusado o projeto pelo curto tempo segundo certain_ability.

"O Projeto Conker era muito discutido" escreveu. "Ninguém que desenvolve-lo pois a Microsoft é muito apressada. Não tenho certeza se esse e outros reboots continuam como o planejado, ou se querem esperar para ver se alguém tem coragem de desenvolver Conker, como eu disse, já não trabalho na Microsoft tem um tempinho, mas não prenda a sua respiração por um novo Conker."

No final do post certain_ability incluiu uma screenshot de uma troca de e-mail que dizia ser entre ele e outro funcionário.

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3MtLXVTalBzS2RoLS0vMTIyMjg3NTk0NjUzMjU3OTM2Mi5qcGc=

É claro que a internet está cheia de pessoas que afirmam saber das coisas, e novos rumores sobre videogames aparecem no Reddit todo dia. Mas o que fez este post em particular foi que os moderadores do Reddit r/gaming subreddit confirmaram que "certain_ability" era realmente um ex-funcionário da Microsoft, indo tão longe a ponto de carimbar "Verificado" em vermelho.

Nos comentários, um dos moderadores do r/gaming elaborou: "Ele nos forneceu algumas credenciais adicionais (que, para fins de preserva a indenidade não vamos mostrar) que verificam o seu cargo".

Até hoje, a tag "VERIFICADO" continua lá.

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3MtLUpDd3VqYlRSLS0vMTIyMjg3NTk0NjYwMTY3OTEzOC5wbmc=

Mas como já deveríamos saber, estas "credenciais adicionais", eram apenas uma fotografia de papel oficial da Microsoft com a assinatura forjada.

Ela ficou assim:

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3MtLWI1Wk9iNGhELS0vMTIyMjg3NTk0NjY2NzY5MjgzNC5qcGc=

Vamos voltar um pouco no tempo:

Algumas horas após certain_ability ter escrito este post no Reddit- o post já tinha atingido algumas dezenas de respostas, então ele resolveu "estender a mão" ao site Kotaku, enviando algumas informações. "Posso garantir que ela [Microsoft] se comprometeu a fazer um reboot de Conker, bem como outras Ips da Rare", escreveu, sobre a alcunha de Harry Mason. "Se tiverem mais alguma dúvida, por favor me envie um e-mail de volta".

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3MtLWNPWlU2M0laLS0vY19maXQsZmxfcHJvZ3Jlc3NpdmUscV84MCx3XzYzNi8xMjIyODc1OTQ2NzkwMTY0NzcwLmpwZw==

Então o site retornou a entrar em contato, quem ele era e a quanto tempo trabalhava na Microsoft. Ele respondeu dizendo que ele tinha estado lá por cinco anos, e ele enviou sobre aquele pedaço de papel assinado como prova.

O site desconfiado resolveu fazer uma pesquisa um pouco mais detalhada, levou cerca de dez minutos para fazer uma [carta] igual no Microsoft Word e assim continuaram pesquisando, e trocando e-mails por um tempo.

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3MtLVJnZGxVZ2JCLS0vY19maXQsZmxfcHJvZ3Jlc3NpdmUscV84MCx3XzYzNi8xMjIyODc1OTQ2ODY2MzU0NzIyLnBuZw==

No dia seguinte, o atingiu o NeoGaf, como o rumor se espalhou por vários sites importantes da internet como Engadget, Gamerant, e até o Kotaku Uk. Os informantes do site foram atras informações para confirmar que ele era quem dia ser, então, continuaram as investigações.

No final das contas foi descoberto que o nome dele não era Harry Mason ou Harold Campbell: e sim Taylor Clysdale. Ele é um estudante da Universidade de Guelph-Humber, em Ontário, Canadá. E ele veio com essa trama toda, não apenas para enganar as pessoas, mas para cumprir uma tarefa para uma classe de estudos de mídia. Sua tarefa: "era fazer um viral."

"O professor disse que enquanto nós não fizemos nada ilegal, tudo era valido (se bem que se passar por um ex-funcionário da Microsoft não sei se é legal ou não... bom)"disse Clysdale"." Eu decidi escolher a Microsoft como um bom alvo porque... bom, a Microsoft é um alvo fácil. Pois todo mundo odeia o que ela fez com Rare. Estes comentários foram particularmente fácil de alcançar, em meio de vagos anúncios de pessoas que não sabem argumentar o que estão escrevendo.

Clysdale explicou que se baseou em duas histórias, o rumor de 2013 sobre o "X-Surface" que enganou toda a imprensa de tecnologia e depois no rumor do Reddit de alguém que supostamente [urlhttp://www.reddit.com/r/truegaming/comments/1vrude/so_what_really_happened_with_assassins_creed_3/cev82t1]trabalhou em Assassin's Creed III[/url].

Ele imaginou que a Insomniac seria perfeita dado o seu pedigree e sua história recente com a Microsoft.

"A Insomniac só foi para as pessoas pensarem que seria um ótimo jogo se não já tivesse sido cancelado", disse Clysdale. Eles eram o alvo principal pela sua semelhança [Conker] com Ratchet & Clank, porque ela já tinha feito Sunset Overdrive para Microsoft. Foi um momento de puro brilhantismo quando eu pensei na Insomniac como potencial desenvolvedora. Foi quase épico, mas acabei percebendo que não era tão crível assim.

É evidente que Clysdale tentou pregar uma peça na mídia, mas desconfiamos mesmo depois de receber um documento de cinco paginas. Então o site o Kotaku rastreou o professor dele, Stuart Robertson, que em uma breve entrevista afirmou que de fato aquela era a missão dele. Rindo, Robertson, falou que ele já tinha dado a nota; e que esta matéria do Kotaku poderia ter rendido a Clysdale mais uns pontos na média.

O pequeno esquema de Clysdale pode não ter atraído tanta atenção como por exemplo: o vestido ou um grande vídeo viral, mas nos dá uma noção como uma notícia pode incendiar a web, até nos dias atuais com a maioria das pessoas céticas.

Ele tirou 90% no trabalho.

Você pode conferir a matéria completa no link abaixo:

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,