Segundo o gráfico, a nVidia atualmente domina o mercado, de 4 PCGamers, 3 tem uma placa dela.
O membro “dbz“, do fórum Beyond3D publicou um gráfico muito interessante, mostrando a porcentagem de compras das placas de vídeo das GPUs da nVidia e da AMD(ATi) durante alguns anos. O usuário escreveu que este gráfico foi feito agregando várias fontes, principalmente do Mercury Research e arquivos do JPR, quando os da MR não estavam disponíveis.
Quase tudo pode ser verificado fazendo uma pesquisa rápida. Algumas das pesquisas para placas mais antigas foram feitas utilizando o Business Week e o WSJ(e outras) para a época de 1995 – 2003, que foi a parte mais difícil de se fazer no gráfico, já que muitas das fabricantes da época faliram ou saíram do ramo.
Este gráfico é bem interessante, e mostra o domínio da nVidia.
Será interessante vermos se a AMD tentará se reerguer com uma nova GPU nos próximos meses. Alguns relatos dizem que a AMD R9 390X será bem poderosa.
Abaixo, fiquem com o gráfico:
Com certeza, um monopólio da nVidia não seria bom, e temos que torcer que AMD não se deixe cair.

