.

Evolução de desempenho gráfico com placas Intel do Linux 3.8 ao 3.14

Enviado por LBFlbf1, , 0 comentários
Benchmarks com o Kernel Linux mostram uma evolução considerável

A Phoronix, responsável por inúmeros benchmarks usando o Linux fez mais alguns testes e descobriu uma escala evolutiva de desempenho para placas Intel com diferentes versões do Kernel Linux:

Clique para ver a imagem em tamanho original

Como primeiro exemplo temos o game Doom 3, rodando com gráfico no "High" à uma resolução de 1920x1080.

Pelo gráfico podemos perceber uma evolução considerável do Kernel 3.8 que vinha como padrão no Ubuntu 13.04 até o Kernel 3.14 que atualmente está no ainda em desenvolvimento, Ubuntu 14.04 LTS; o Ubuntu 13.10 usa o Kernel 3.11 por padrão e tem um desempenho ligeiramente inferior ao Kernel 3.14.

Vamos olhar mais um gráfico, desta vez com o clássico OpenArena:

Clique para ver a imagem em tamanho original

Neste caso podemos ver uma crescente considerável, mesmo do Kernel 3.11 para o 3.14 que no teste com o Doom 3 está equivalente, no OpenArena a diferença entre os dois ficou em praticamente 10 FPS.

Este tipo de comparação nos ajuda a configurar a nossa máquina para um melhor desempenho, preferir distros mais novas às LTS mais antigas como o Ubuntu 12.04 possivelmente trará mais desempenho para os seus jogos ( Em se tratando de placas Intel).

É possível também instalar novas versões de Kernel no sistema, porém como podemos observar no gráfico nem sempre fazer um upgrade é um opção boa, veja o exemplo acima onde o Kernel 3.12 tem uma queda de rendimento em relação ao Kernel 3.11.
LBFlbf1
Enviado por LBFlbf1
Membro desde
22 anos
label
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no CANAL, Facebook, Twitter, e na nossa curadorida da Steam.