Análise Corsair Vengeance K95

#Notícia Publicado por piradinho1, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3NYeWxFVG0ucG5n

Sobre o Corsair Vengeance K95

O Corsair Vengeance K95 atualmente é o melhor teclado mecânico da serie Vengeance da Corsair. Ele conta com teclas Cherry MX Red e um backlight customizável individual para cada tecla. Um dos seus diferenciais são as 18 teclas programáveis a esquerda do teclado, as chamadas G-Keys. Em sua embalagem vem o apoiador de pulso destacável, o manual do usuário, papel da garantia e instruções de garantia.

O Corsair Vengeance K95 custa $149 (aproximadamente R$348,00) e ainda não está disponível no mercado brasileiro.

Especificações Técnicas

Modelo: Vengeance K95

Teclas: Mecânicas Cherry MX Red

Taxa de Atualização: 1000Hz

Seletor de Tempo de Resposta: 1ms/2ms/4ms/8ms

LEDS: Branco (Gelo) com personalização de teclas

Conexão: USB 2.0

Cabo: Trançado

Tamanho do Cabo: 1,9m

Dimensões: 502mm x 165 mm x 38mm*

Peso: 1,35 Kg*

Garantia: 2 Anos

*Sem o apoiador de pulso

Principais Caracterrístcas

- 100% Teclas Mecânicas Cherry MX Red

- 100% Anti-Ghosting

- Backlight Customizável e Individual

- Teclas Multimídia

- 18 Teclas G-Keys Personalizaveis

- Memória Interna para armazenamento de perfis

Teclas Mecânicas Cherry MX Red

O Vengeance K95 apresenta um layout completo de teclas Cherry MX Vermelha (Red) que são atualmente as melhores teclas mecânicas para jogos. As Cherry MX Red são muito mais sensíveis e exigem muito pouca força para serem ativadas o que facilita na sua jogatina, principalmente em jogos do gênero FPS. Por serem mais leves e confortaveis facilita o uso intenso mesmo depois de horas de jogo.

O barulho das teclas mecânicas é sempre um tema abordado com frequência é exatamente o que surpreendeu nestas teclas em particular, o som emitido não se apresenta muito superior a de teclados de membrana.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2FiSDRUTXIuanBn

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzhYVEp6aG0uanBn

G-Keys

Ao lado esquerdo do teclado você encontra as 18 teclas G (G-Keys) que podem ser customizadas para comandos especiais dentro de jogos, macros e comandos dentro do Windows.

As G-Keys são custumizáveis somente por software, não podendo atribuir comandos diretamente no menu dos jogos, isso é um pouco incomodo mas não atrapalha a utilização em geral. As G-Keys apesar de um bom recurso parece apresentar mais utilidade para jogadores do gênero MMORPG para atribuir skills (habilidades) e atalhos dentro do jogo.

Macros para as G-Keys também podem ser definidas pressionando o botão de MR na parte superior do teclado e logo após clicando em qual G-Key você desejar customizar, o que facilita na hora de definir um macro dentro do jogo.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzA0NkdaUTQuanBn

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzdlMkVTOWMuanBn

Construção

O K95 possuí um contrução em alumínio escovado exeto pela área das G-Keys que se apresenta em plástico rígido. O alumínio escovado em sua superfície além de deixar com uma aparência lindíssima acrescenta um ar muito profissional ao teclado, não só o ar profissional é adicionado como uma maior resistência.

A parte de trás do teclado se apresenta por completo em plástico rígido, contando com alguns suportes de borracha para evitar que o teclado deslize sobre a mesa. Além disso em sua parte de trás possuí 2 suportes para elevar o teclado.

Apesar de o alumínio escovado na superfície ficar lindíssimo com o backlight branco aceso há perigo de arranhar o chassi do teclado, o que não o deixaria nada bonito.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzVCazNZVXMuanBn

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3hVY3RJYmguanBn

Apoiador de Pulso

Acompanhando o teclado vêm um apoiador de pulso emborrachado. O apoiador pode ser muito útil para aqueles passam muito tempo digitando, mas, apesar de ser confortável para algumas pessoas ele pode causar desconforto principalmente para quem sua nas mãos.

A conexão dele com o teclado é bem simples mas requer que você use uma chave de fenda ou phillips para poder fixa-lo.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzRja0dJcjQuanBn

Backlight

Uma característica que não pode faltar em um teclado gamer é um backlight (Leds de Fundo) para as teclas. Além de deixar um visual fantástico para o teclado facilita muito em ambientes escuros. Todas as teclas e botões do K95 possuem LEDS individuais. O brilho do Led pode ser ajustado no botão direto no teclado ou pelo software da Corsair e as intensidades são: 0%/33%/66%/100%

Outra característica notável é a de seleção de Leds individuais. Você pode escolher quais teclas devem ficar acesas e apagadas, por exemplo em um FPS você pode deixar apenas o W,A,S,D com os Leds ativados. Você pode configurar até 3 perfis de iluminação excluindo o completamente iluminado. Você pode alternar entre os perfis clicando nas teclas M1, M2 e M3 ou pelo software da Corsair.

Um recurso curioso que a Corsair adicionou é a iluminação temporária. Se você pressionar Ctrl + Botão de Controle de Iluminação você ativar um modo em que quando pressionar alguma tecla ela se acenderá e apagará depois de um ou dois segundos. Esse recurso não apresenta utilidade prática mas não deixa de ser muito interessante.

As luzes de fundos são muito bonitas e profissionais e não só deixam o teclado com uma melhor aparência como pode ajudar de forma significativa em ambientes escuros. Com a opção de iluminação individual você pode deixar somente as teclas de interesse no jogo acesas o que facilita a concentração e/ou achar facilmente a tecla necessária caso haja necessidade.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3prMkFCRDcuanBn

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzViYVA3SE8uanBn

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzRFS1hNSjAuanBn

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1U1eWZYamwuanBn

Botões de Controle

O K95 em sua parte superior possui diversos controles diretamente no teclado dentre eles o definidor de macros, o seletor de perfis de iluminação, ativar ou desativas os perfis de iluminação personalizado, brilho de iluminação, bloqueio da tecla Windows e controles multimídia.

Esses botões são como um atalho e que ajudam muita para não haver necessidade de cada alteração que você deseje fazer no teclado abrir o software da Corsair. Ainda que não seja uma função de extremo destaque o botão de bloqueio da tecla Windows pode facilitar muito a sua vida. Quando ativada a sua tecla Windows fica bloqueada e assim evita de acidentalmente pressiona-la enquanto estiver jogando.

Os controles multimídias funcionam como em qualquer outro teclado exceto pelo volume. O controle de volume à extrema direita do teclado funciona como um "scroll" e basta roda-lo para alterar o volume do Windows. As outras teclas em questão como avançar, retroceder, play e stop funcionam perfeitamente em qualquer player de música como o Windows Media Player, BS Player e Winamp.

O único recurso que poderia ser adicionado é a personalização da tecla volume. Você poderia altera-la para mudar somente o volume de um programa específico como o skype e teamspeak ou até mesmo somente o volume da música sendo reproduzida.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzRBUDJWZUsuanBn

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3UySExCWWguanBn

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2h3Q09Hc3AuanBn

Layout de Teclas

O K95 possui somente o layout de teclas americano, ou seja, não possui teclas como Ç (cedilha) e acentos nas mesmas posições dos teclados padrão ABNT/ABNT2 (Brasileiros). O layout americano incomoda principalmente aqueles que estão acostumados a usar acentos e escrever longos textos. Para aqueles que não utilizam com frequência acentos não será um problema.

Uma curiosidade do teclado é que apesar de ainda não estar disponível no Brasil tampouco com layout brasileiro algumas instruções na caixa estão escritas em Português.

Switch Traseiro e HUB USB

Na parte traseira pode-se encontrar o Switch de tempo de resposta do teclado, pode ser selecionado os tempos de 1ms, 2ms, 4ms ou 8ms. No mesmo Switch existe a opção BIOS que desativa algumas funções do teclado para compatibilidade máxima quando você estiver alterando a BIOS ou realizando alguma tarefa externa ao sistema operacional.

O tempo de resposta do teclado apesar de ser uma opção muito interessante não parece afetar tanto a maioria dos jogadores. Jogos que exigem um tempo de reposta máximo ou jogadores mais exigentes podem querer atribuir tempos diferente, mas no uso diário é comum permanecer sem alteração em 1ms (menor tempo).

Ao lado do Switch de Tempo de Resposta você encontra um HUB Usb (extensor usb) um recurso bastante útil principalmente para aqueles que não possuem um painel frontal no gabinete com USB's livres. No dia a dia ajuda muito em tarefas como conectar um pendrive ou um hd externo.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2g5bUp2aTQuanBn

Cabo e Conexão

O K95 apresenta um cabo trançado de 1,9m e duas conexões USB 2.0. O cabo trançado é muito resistente e dificilmente irá quebrar ou dobrar, além da estrutura se apresentar mais bonita do que cabos comuns aumenta muito a durabilidade do cabo.

Apesar de possuir 2 entradas USB o teclado pode funcionar apenas utilizando 1 (a principal), a outra USB é utilizada apenas para ativar o HUB do teclado.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1J5ZHhYSVkuanBn

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2JPRDlGWWguanBn

Software

Para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades do Corsair Vengeance K95 a Corsair disponibiliza uma Suíte especial para o periférico. O software consiste basicamente em administrar as G-Keys. A atribuição de Macros é feita inteiramente através do software, você pode clicar no botão MR ou pressionar diretamente no teclado para começar a definir suas macros. São diversas opções além de macros comuns que pode ser atribuída as G-Keys, como bloquear o Pc ou fechar um janela.

O Software conta com 2 "abas" uma para as configurações e definições de macros e a outra para gerenciamento de perfis. É possível salvar diversos perfis de configuração e isso não é só possível no software, você pode exportar os perfis para a memória interna do teclado.

Na aba "Atribuir Teclas" além de todas as configurações das G-Keys você ainda tem as opções M1, M2 e M3 que assim como os botões do teclado variam entre os perfis de iluminação individual. Temos também o controle de brilho.

O software também e integrado com outros periféricos da Corsair por exemplo caso você conecte simultaneamente um mouse Corsair Vengeance M65 juntamente ao K95 ambos utilizarão a mesma Suite e será possível alternar entre suas configurações utilizando o seletor no canto superior direito do programa.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3lnZFJQSTAucG5n

Na aba "Gerenciar Perfis" você encontra o gerenciador de perfis, onde você pode salvar todas as configurações feitas de macros e iluminação em um arquivo, no software ou direto no K95.

O programa oferecido pela Corsair é em geral muito bom, dinâmico e simples, atende perfeitamente ao teclado. Ao contrário de muitos softwares este apresenta simplicidade o que facilita muito o usuário ou gamer que ainda não tem muita experiência, qualquer um que observe a interface do programa poderá facilmente sem um manual compreender como funciona.

O que mais facilita a vida de nós brasileiros é que apesar do K95 ainda não estar lançado oficialmente no Brasil o software já se apresenta completamente em Português o que facilita mais ainda o seu uso.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzdidXZvZm8ucG5n

Conclusão

Conforto, precisão e mais do que tudo estilo, o K95 se apresentou um teclado de extrema qualidade seja nos quesitos gamer ou até no profissional. Ele impressionou na qualidade e também nas pequenas coisas que somadas fazem um grande diferencial.

Um teclado resistente e pronto para qualquer gamer fanático com muito dinheiro, porque ele é bastante caro. Como ainda não chegou no mercado brasileiro não tem como dizer ao certo quanto irá custar em terras tupiniquins mas preparem seus bolsos, nos EUA ele custa $149,00 um preço elevado se comparado a outros teclados.

Apesar do alumínio escovado com leds brancas darem um toque profissional e deixarem o teclado com um aspecto lindíssimo não justifica a ausência de outras cores o que desaponta aqueles que buscam diversidade. Além da falta de diversidade de cores o K95 não vêm acompanhado dos famosos Key Caps apesar da Corsair disponibilizar para compra separada em seu site.

O Corsair Vengeance é um dos melhores teclados que eu já usei.

Prós:

- Chassi de Alumínio Escovado

- 100% Mecânico com Cherry MX Red

- 18 Teclas Macro (G-Keys)

- Iluminação em LED

- Personalização Individual de Iluminação com 3 Perfis

- Apoiador de pulso removível

Contras:

- Preço Elevado

- Falta de Opção de Cores

- Key Caps não inclusos

Nota: 9/10

Review:

bUdpcTN1UTV2bnc=

Unboxing:

WWhkUTJHUFg4U2c=

Da redação.

Review: Igor Tupini

Imagens: Igor Tupini

Agradecimento especial ao Ronaldo que forneceu o teclado para o Review.

Igor
Igor #piradinho1
, Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Publicações em Destaque