Criador da série Touhou, ZUN concede entrevista em evento de Anime na América do Norte

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Junya Ota, também conhecido como ZUN, um dos maiores criadores de jogos independentes do Japão, fez uma viagem a América do Norte pela primeira vez no evento Anime Weekend Atlanta. No primeiro dia do evento, ZUN manteve uma conferência e respondeu a perguntas feitas pelos fãs da franquia Touhou. Entre respostas envolvendo suas preferências sobre cerveja e design de personagens e do jogo, ZUN comenta também sobre a possibilidade de lançar seus futuros jogos da franquia no ocidente e no Steam.

*Muitas das respostas foram abreviadas devido a questões de tempo.

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P: Como você decide qual Yokai você usará em cada um de seus jogos?

ZUN: Depende do tema do jogo. Também depende dos traços de cada Yokai e como eles se encaixam ao tema do jogo.

P: Quanto tempo você demora para fazer um jogo?

ZUN: Geralmente 4 meses. Como vocês sabem, eu faço um jogo por ano. Demora muito ter algumas idéias e eu quase não tenho tempo de dormir. Toda vez em que eu estou acordado ou estou trabalhando ou bebendo cerveja.

P: Quais são suas fontes de inspiração para fazer as incríveis trilhas sonoras nos jogos?

ZUN: Sou muito infuenciado por músicas de video-game. Muitas delas geralmente são entre as décadas de 80 e 90. Estas músicas costumeiramente são instrumentais.

P: Eu ouvi dizer que existe um rumor sobre os jogos serem vendidos na Steam. É verdade?

ZUN: Steam é realmente boa. Eu gosto. Existe muitos comentários a cerca disso mas isto é apenas um rumor. Nada foi decidido. Também é extremamente difícil lançar na Steam. O processo seria realmente complexo para completar.

P: Você considera a possibilidade de fazer um jogo como Phantasmagoria of Flower View ou outros estilos de jogos?

ZUN: Eu gostaria mas apenas se o tempo favorecer ou se eu sentir inspirado.

P: Ouvi dizer que em Undefined Fantastic Object iria existir um garoto. Você está considerado em fazer um personagem masculino no futuro?

ZUN: Sinto que tais personagens iriam "manchar" a franquia. Eu gostaria de fazer garotos em algum outro jogo tão logo ele não fosse relacionado a Touhou de alguma forma. Garotos apenas iriam aruinar o balanço do jogo.

P: Que tipo de instrumentos musicais você usa para o jogo?

ZUN: Uso Roland SD-90. É velho mas é algo que eu ainda gosto de usar.

P: Você disse numa entrevista que você continuaria a fazer jogos de Touhou mesmo se a popularidade caísse. Você ainda permanece firme nesta declaração?

ZUN: Honestamente, não posso fazer nada além de Touhou. Enquanto eu ainda estiver ativo e confortável com isto, irei continuar a fazer mais jogos da série.

P: Durante sua estadia na América, você experimentou alguma cerveja interessante?

ZUN: Experimentei várias cervejas. Muitas cervejas interessantes; entretanto, aprendi uma coisa quando eu vim para cá. As refeições são grandes demais e as cervejas pequenas demais.

P: Os jogos da era PC-98 são considerados canônicos comparados com as versões de Windows?

ZUN: Há algumas contradições na história quando colocamos os jogos de PC-98 e Windows lado-a-lado, mas eu pego referências dos últimos jogos (de PC-98) para considerar o que seria canônico.

P: Quando você vê nova fantarts, jogos, ou álbums, quão empolgado focê fica ao ver como ficou tão popular? Como é ser amado por várias pessoas do mundo?

ZUN: Estou muito feliz. Estou absolutamente deslumbrado, e eu amo saber que vocês amam (a série).

P: Mais cedo na Cerimônia de Abertura do Anime Weekend Atlanta você disse que iria localizar os jogos da franquia. Há uma data marcada?

ZUN: Como disse antes, não há nenhum plano. Não me oponho a esta idéia, mas não há planos para localizá-los agora. Eles podem ou não podem ser. Honestamente, eu faço os jogos pra mim e não sei como localizá-los. Por outro lado, eu reparei os Patches de tradução para o inglês.

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P: De onde vem as idéias dos padrões de tiros insanos para os jogos? Eu jogo muito estes jogos e penso "Eu vou conseguir! OH NÃO MORRI!"

ZUN: Para os modos de dificuldades eu visualmente colocos os tiros e confirmo se eles são extravagantes. Após fazer um, eu vejo se consigo superá-los tentando de novo e de novo e de novo. Se eu não consigo, eu apenas deixo um pouco mais fácil.

P: Existe algum personagem que tem um lugar especial no seu coração?

ZUN: Hakurei Reimu.

P: Qual é a maior dificuldade que os desenvolvedores de jogos independentes estão encarando agora?

ZUN: Acho que a maior dificuldade no geral é que muitos desenvolvedores independentes não aprendem dos jogos que vieram antes deles.

P: Existe algum personagem feito por algum fã que você queria colocar em um futuro jogo?

ZUN: Eu não vejo muito dos trabalhos de fãs por que não quero ser influenciado por eles.

P: Você tem algum conselho para os aspirantes de designers de games?

ZUN: Uma simples resposta: APENAS FAÇA.

P: Após ver o quão Touhou significa para seus fãs, como isto influencia no seu trabalho e perspectiva de vida?

ZUN: Mais que influenciar minha vida, eu sinto que o trabalho se tornou parte de mim.

P: Você já considerou transformar algumas idéias musicais suas e transformá-las em orquestras, bandas ou grupos musicais?

ZUN: Não preciso por que os fãs fazem isso por mim.

P: Letty Whiterock nunca lutou com toda sua força. Se ela mostrasse toda sua força, quão forte seria?

ZUN: Isto causaria um incidente.

P: Você tem alguma mensagem para os fãs?

ZUN: Honestamente não achava que haveria tantos fãs já que Touhou não está disponível na América do Norte. Eu vi um monte de pessoas fazendo cosplay de Touhou mas, por alguma razão muitas destas pessoas são homens.

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