Último dos designers veteranos de DKC: Returns (Wii) deixa Retro Studios e vai para Armature Studio

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1pSS05ZXpGZDFaay9VYkpzaEJoVVlBSS9BQUFBQUFBQUNkOC9zM014QmY0WUFjZy9zNjQwL3JldHJvX3N0dWRpb3NfZGtjcjEuanBn

Vasculhando a internet, a equipe do Kotaku percebeu pelo currículo online no LinkedIn de Tom Ivey que ele - desenhista sênior da Retro Studios - deixou a desenvolvedora onde trabalhava e se juntou a Armature Studio. Este foi o mesmo caminho realizado por seus colegas Mike Wikan e Kynan Pearson, outros dois desenhistas sêniors da Retro que trabalharam com Donkey Kong Country: Returns original para o Wii.

O Armature Studios foi criado por, também, três ex-membros do Retro Studios em 2008, Todd Keller (diretor de arte), Jack Mattews (engenheiro de computação) e Mark Pacini (desginer). Este último, em Abril, concedeu uma entrevista ao portal GameInformer sobre Batman Arkham Origins: Backgate (3DS/PSVita), jogo o qual atualmente é diretor do desenvolvimento.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1CR01mYzR0SndWRS9VYkpzd1YydkluSS9BQUFBQUFBQUNlRS8tNXlVVVZwWkMxay9zNjQwLzkwODg2LW1ldHJvaWQtcHJpbWUtMi1lY2hvZXMtZ2FtZWN1YmUtc2NyZWVuc2hvdC1yZXRyby1zdHVkaW9zLXByZXNlbnRzLnBuZw==

Naquela oportunidade Mark deu algumas declarações polêmicas deliberadamente com objetivo de chamar a atenção, como dizer que todos os jogos Metroid Prime eram porcarias ("sucks", no original). Algo que nem os mais insatisfeitos teriam coragem de dizer. No entanto, algo pôde se salvar da entrevista. Na seguinte declaração ao ser questionado sobre sua saída da Retro Studios:

"Eu fiquei lá por oito anos. Quando você trabalha para a Nintendo, a Nintendo é uma empresa maravilhosa. Eles são fantásticos para se trabalhar. É um trabalho difícil e desafiador, mas recompensador ao mesmo tempo. Mas fora isso, há um número limitado de coisas que você pode fazer na Nintendo. [...] Você, mais ou menos, trabalha em jogos que eles gostariam que você trabalhasse, então, depois de fazer três desses jogos em seqüência, nós realmente queríamos fazer coisas diferentes. [...] Nós nunca poderíamos trabalhar, obviamente, no Playstation Vita mas até mesmo no 3DS - o portátil da Nintendo não era plataforma para qual o Retro estava direcionado."

De acordo com Mark Pacini, dentro do Retro Studios, subsidiária da Big N, ele não poderia sequer trabalhar em outras plataformas da própria Nintendo. E isso pode ser percebido além das turva palavras do desenvolvedor. Este foi o caso de Metroid Prime: Hunters (DS) que teve apenas supervisão de arte por parte do Retro - que trabalhou em toda a série Prime -, sendo o desenvolvimento redirecionado para outra equipe dentro das equipes da Nintendo (a Nintendo Software Technology).

A Nintendo realizou uma reorganização interna no final do ano passado, unificando as divisões de portáteis e de consoles de mesa. No entanto, esse cerceamento das possibilidades de trabalho em uma área tão criativa quanto a criação de jogos pode ser fatal para manter a moral dos desenvolvedores em alta na equipe. Será que este ainda foi o motivo da saída de Tom Ivey, noticiada neste texto?

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,