Mais um independente se torna desenvolvedor oficial do Wii U

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

A Nintendo parece ter ajustado realmente suas politicas para com os desenvolvedores independentes (os indies) e parece ter acertado em cheio. Diversos desenvolvedores já declararam apoio a plataforma alguns dos quais já lançaram jogos para as plataformas Wii U (Toki Tori 2, Trine 2, Little Inferno, Bit Trip, Chasing Aurora, etc) e 3DS (Cave Story, Gunman Clive, Night Sky, Mutant Mudds, Mighty Switch Force Hyper Drive Edition, etc), ou estão com lançamentos marcados.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMy5hbWF6b25hd3MuY29tL2tzci9hc3NldHMvMDAwLzM0Ny84NTQvODhkOTA4MTkxYTFmNmFjNWE5NjcwODc3ZGM3YTVhODRfbGFyZ2UuanBn

Além disso varios desenvolvedores disseram ter sido aprovados para desenvolvimento no Wii U. Não sabemos ao certo como isso funciona, mas diversas barreiras parecem ter sido quebradas pela Nintendo, inclusive a da necessidade de um escritório fixo, o que aumentou bastante o numero de desenvolvedores habilitados para a plataforma. Os rumores não param por ai, há boatos de que a Nintendo esteja distribuindo um numero de kits de desenvolvimento para desenvolvedoras de "fundo de quintal", aquelas que tem realmente apenas um ou dois desenvolvedores. Tim Schafer, chefe da Double Fine Studios, afirmou que são necessários cerca de US$40 mil apenas para se lançar um patch na Xbox Live (que atualmente era a mais simples para os indies)! Já pra lançar algo na eShop da Nintendo, é bem mais simples (por incrível que pareça).

Bem agora vamos ao que interessa:

Agora mais um desenvolvedor indie declarou ter se tornado desenvolvedor para o Wii U. O desenvolvedor do RPG em turnos Days of Dawn declarou em sua pagina do Kickstarter que agora era um desenvolvedor oficial do Nintendo Wii U.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kYXlzb2ZkYXduLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8xMi9XaWlVNjEwLmpwZw==

Infelizmente faltam menos de 5 dias e o financiamento conseguido é pouco mais de 50% do pretendido, sendo portanto muito dificil que consiga atingir a meta de 50 mil dolares. De qualquer maneira o desenvolvimento do game deve continuar ainda que a meta não seja atingida.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMy5hbWF6b25hd3MuY29tL2tzci9hc3NldHMvMDAwLzM0Ny84NTMvYjMwNmZmZWRhYzQ5MzA4ZThlNTRlYzJiZTljMjE3MWFfbGFyZ2UuanBn

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMy5hbWF6b25hd3MuY29tL2tzci9hc3NldHMvMDAwLzM0Ny84NTUvY2ZhZWNjOGExYzczOTkyMzQ2Y2M1ZjgwZDRmNDAwY2FfbGFyZ2UuanBn

UDh4WEpRVEt2WEE=

Só lembrando que o game CryAmore colocou entre suas metas o desenvolvimento para consoles (entre os quais o WiiU) se conseguisse o financiamento máximo (250 mil) e apesar de faltar apenas 7 dias ele já passou em muito do financiamento minimo (60 mil) estando por volta de 172 mil hoje. No blog de desenvolvimento afirmaram que mesmo que o financiamento maximo não fosse atingido tentariam desenvolver para os consoles só que em um ritmo mais lento, dando prioridade a versão de PC.

Atualização

Algumas palavras de desenvolvedores indies:

"É muito próximo do que a Apple e a Steam vem fazendo no momento, e é bem amigável aos indies. Simplesmente, (a Nintendo) nos disse que não existem pagamentos para envios de patches - o que sai bem caro nos outros consoles - e que nós podemos fazer praticamente quantos updates nós quisermos. Para desenvolvedores pequenos, isso é bastante coisa." Mikael Haveri, gerente de marketing da Frozenbyte (desenvolvedora de Trine 2)

"A eShop é um grande passo adiante da Nintendo. Nós decidimos o preço de venda, nós podemos fazer promoções, e patches e updates são simples de serem enviados. Ainda existe um grande controle de qualidade pela Nintendo, é claro, o que consideramos muito valioso. Isso tudo, junto com a possibilidade de baixar grande games AAA diretamente pela rede, torna ela algo atraente para vários jogadores." Martin Pichlmair, desenvolvedor de Chasing Aurora

"É bem parecido com o sitema da Steam, que nos permite alcançar novos jogadores mesmo anos após o lançamento do game". Collin van Ginkel, co-fundador da Two Tribes Games (desenvolvedora de Toki Tori 2)

"Eu estou impressionado ao ver quanta energia e foco a Nintendo está direcionando aos títulos independentes." LJ Lutz, co-fundador da Pwnee Studios (desenvolvedora de Cloudberry Kingdom)

"O acesso sem limites da Nintendo a Unity vai produzir uma riqueza de jogos insanamente bons dos conhecidos desenvolvedores da Nintendo, e o add-on para desenvolvimento no Wii U dará a chance para nossa massiva comunidade de desenvolvedores demonstrar sua incrível criatividade em uma das plataformas de games mais aguardadas e inovadoras até hoje" David Helgason, CEO da Unity Technologies

Atualização 2

Enquanto eu escrevia a news chegou a noticia de que outro desenvolvedor independente conseguiu ser aprovado oficialmente como developer de Wii U. É o Notion Games que está desenvolvendo em paralelo 3 jogos, entre os quais Super Ubi Land (um jogo em plataforma 2D) que deverá agora vir tambem para o Wii U. Abaixo um video do game:

NmhRYmNtdU00NkU=

Anônimo
Anônimo