PlayStation 2, sinônimo de videogame, chega ao final da vida

#Notícia Publicado por Twister_King, em .

Em 12 anos de vida, PS2 vendeu 154 milhões de unidades no mundo.

Sony anunciou que não distribuirá mais o videogame no Japão.

Uma névoa azulada, cubos transparentes flutuando no espaço, quatro pequenas luzes nas cores rosa, vermelha, verde e azul - as mesmas cores dos botões Quadrado, Círculo, Triângulo e X, respectivamente, do controle - dando volta sobre eles, até que, quase como mágica, eles desaparecem dando lugar ao nome "PlayStation 2".

Quem teve um "PlayStation 2" - "PS2" ou "Play 2" para os fãs - o segundo videogame da Sony, certamente se lembra desta cena, chamada de "tela de boot" (clique aqui para assistir ao vídeo), que aparecia toda a vez que um jogo era iniciado ou o console era ligado.

Após quase 13 anos de vida, o console, apresentado como um monólito - remetendo à clássica cena de "2001 - Uma Odisseia no Espaço" - e que marcou uma geração chegou ao final de sua vida.

Após quase 154 milhões de unidades vendidas durante quase 13 anos, no final de dezembro de 2012, a Sony anunciou que não iria mais distribuir o PlayStation 2 no Japão, medida que foi levada para o restante do mundo em janeiro de 2013. Em comunicado ao G1, no entanto, a empresa afirma "que continuará enviando o PS2 às lojas da América do Sul". A empresa não quis dar entrevista sobre o fim do videogame. Curiosamente, a empresa não vende mais o PS2 de forma oficial em seu site Sony Style (veja aqui).

De forma oficial - lê-se um videogame que entra no Brasil por meio de importação legal - é difícil encontrar um PlayStation 2. "Se alguma loja minha vende PS2 hoje é porque ainda tem o aparelho no estoque. Não temos mais aparelhos desde outubro passado", conta Marcos Khalil, dono da rede de lojas UZ Games.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vQ2JkM1U2OFlpOUQ5N3hPVWxPdUw0ZWs3T0hOcFJ2T1BpYXRDVUhsdEx4eElvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEzLzAxLzIzL2luZm8tcGxheXN0YXRpb24uanBn

Lançado em 4 de março de 2000 no Japão e em outubro do mesmo ano nos Estados Unidos, o PlayStation 2 carregava o nome do seu antecessor e que já tinha um nome estabelecido no mercado e games com marcas muito fortes como "Final Fantasy" e "Metal Gear Solid", games estes que dariam as caras no novo console.

A promessa de um poder gráfico que superaria tudo o que já foi visto nos jogos foi um dos pontos que a Sony acertou ao apresentar o aparelho. "Lembro de como fiquei impressionado com um vídeo que mostrava a dança de Squall e Rinoa, de 'Final Fantasy VIII' [do PSone] em tempo real com a tecnologia do PlayStation 2. Era a promessa de que, com ele, a qualidade gráfica das animações do PSone seria possível e até comum para os gráficos dos jogos. E isso parecia incrível demais para ser verdade", lembra Humberto Martinez, editor da "Revista Oficial PlayStation", que antes se chamava "Dicas & Truques para PlayStation", uma das primeiras revistas especializadas nos videogames da Sony no Brasil.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vMHhKSFgzZG5ILUNqbTExR2dmRzEwb1ZTTUNmSm9GTFotdHVVZmdEb1VkZElvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEzLzAxLzIzL3NlbS10aXR1bG8tMTNfMS5qcGc=

A publicação comemora 14 anos em fevereiro e, em março, será a revista de games com o maior número de edições no mercado, superando a antiga "Ação Games".

Embora os gráficos 3D do console já tivessem aparecido no PSone e no Nintendo 64, o nível de detalhes era muito maior e permitiu que jogos como "Grand Theft Auto III", "Metal Gear Solid 2", "Gran Turismo 3" e "Final Fantasy X" tivessem um visual à frente de qualquer outro jogo da época, ajudando na popularidade do PlayStation 2.

Outro fator determinante para o sucesso do aparelho foi que ele reproduzia filmes em DVD. Esta função, aliada ao preço do PS2 de US$ 300 no lançamento, o tornaram o tocador de DVD mais barato do mercado na época.

O fato de usar DVD como mídia para os jogos permitiu também que eles fossem maiores e melhores. Os vídeos dos games tinham uma melhor definição e não eram pixelados como os de jogos em CD-ROM. Títulos como "Gran Turismo" puderam ter centenas de carros e RPGs como "Final Fantasy" horas e horas de diálogos em áudio.

E é inegável que a polêmica série "Grand Theft Auto", da Rockstar, ajudou o videogame a ser um dos mais populares de todos os tempos. A prova disso é que os três títulos lançados para o PS2 estão entre os cinco jogos que mais venderam na história do aparelho. São eles, em ordem de lançamento, "Grand Theft Auto III", "Grand Theft Auto: Vice City" e "Grand Theft Auto: San Andreas".

Wiston
Wiston #Twister_King
, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
Publicações em Destaque