Simulação de 'Football Manager 2013' se torna mais acessível para os fãs

#Notícia Publicado por Marc_Flower, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vSDVMX1JyZlFnYWNIMXNCRnprSEVwQ2xReGM4d2dQajZtS3hENnFFTFdLQklvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzEwLzMxL3NlbS10aXR1bG8tNF8xLmpwZw==

Os games de futebol como "Fifa Soccer" e "Pro Evolution Soccer" estão entre os preferidos dos gamers brasileiros há muitos anos. Mas sempre correndo ao lado deles estiveram os jogos de gerenciamento de times de futebol, simuladores que colocam o jogador na pele de um técnico de futebol, que também fazem muito sucesso, como "Elifoot 98" e a série "Football Manager".

Estes jogos permitem que o gamer seja o técnico, montando a equipe selecionada com os jogadores que deseja - desde que tenha dinheiro suficiente para contratá-lo, definindo salários e pagamentos extras, respondendo à dúvidas de jornalistas nas coletivas de imprensa, formação tática e postura dentro de campo, para citar algumas funções do "técnico virtual".

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vaTY0RGV5N2NVaGdJR2lKa2dkUEJmVThYaDh1MUxBMHZrOXE5NmRuaGFNeElvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzEwLzMxLzZlMWt5bi1wZzM0cnN2dnZndGJpNWZsdHVrbC5qcGc=

(Miles Jacobson, diretor da Sports Interactive,

desenvolvedora de 'Football Manager)

Entretanto, este estilo de jogo sempre afastou os gamers que não estão acostumados com o trabalho de gerenciamento de um clube de futebol por conta do excesso de detalhes e de informações em texto que é preciso lidar. Mas "Football Manager 2013" tenta ser diferente neste aspecto. O jogo apresenta uma linguagem fácil de ser compreendida e auxilia o jogador - caso ele deseje desta forma - a todo o momento, tornando a experiência de ser técnico de futebol mais fácil e divertida.

"Há 900 mudanças do game este ano. É o lançamento mais ambicioso que já tivemos", conta Miles Jacobson, diretor do estúdio do Sports Interactive, desenvolvedor do game, com exclusividade ao G1. "Temos uma nova interface para o usuário que torna o jogo muito mais fácil de ser compreendido e jogado, permitindo que as pessoas encontrem o que realmente querem".

O game será lançado mundialmente, inclusive no Brasil, por meio de download nesta sexta-feira (2), podendo ser adquirido por meio do serviço Steam, por R$ 80. Segundo Jacobson, haverá versão em caixinha no país, mas o preço e a data de lançamento não foi confirmado.

"Football Manager" surgiu depois de a série "Championship Manager", de 1992, ter saído da Eidos e ter ido para a Sega em 1995. De acordo com Jacobson, o sucesso da franquia ao longo de 20 anos se dá por permitir ao jogador ser o técnico e tomar decisões que ele gostaria que seu clube tomasse na vida real.

"Criamos um mundo em que os fãs de futebol não podem ter no mundo real. Todos eles reclamam dos técnicos das suas equipes favoritas após o jogo, das decisões tomadas, da tática escolhida. Reclamamos muito. Com 'Football Manager', permitimos que essas pessoas vejam se estão certas ou erradas, permitindo ser o técnico da equipe. Também, damos a oportunidade de os fãs de futebol conhecer os estilos de jogo de clubes ao redor do mundo".

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vUFpYRVVtTmsyOEs4dVVES1V3MUJ1b1lHcEFza21pemdVZWtGXzJZZVlmMUlvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzEwLzMxL3NlbS10aXR1bG8tMl8xLmpwZw==

Em busca de mais jogadores

Para tornar o jogo mais real, com as partidas tendo lances e resultados próximos da realidade - e levando em conta as decisões táticas do jogador - a Sports Interactive criou um novo motor para "Football Manager 2013", que apresenta inteligência artificial melhorada. Desse modo, os atletas apresentam comportamento mais próximo da realidade. Há um novo motor de física para que a bola também se comporte de maneira mais real.

Outra função que promete atrair jogadores que não jogam "Football Manager" por conta da sua dificuldade, é poder passar a responsabilidade de contratar ou vender jogadores - e até fazer empréstimos - para o diretor de futebol. Assim, não é preciso ficar calculando o valor da contratação com o dinheiro que os clubes têm no cofre.

Há também, explica Jacobson, partidas on-line em que os jogadores podem usar seus times com mais de 20 anos simulados de temporadas para ver quem tem a melhor equipe e é o melhor técnico. Há um modo "Clássico", que é uma versão mais "compacta" do game, para quem não tem mais tempo de jogar o game como antigamente.

"Nossa equipe trabalha há muitos anos junta e, agora, temos filhos e esposas e, por isso, não podemos mais jogar o game como antigamente. Pensando nisso, criamos uma versão resumida do game para poder brincar um pouco ser gastar muito do tempo", disse. Perguntado se este modo também ajudaria os fãs a jogar "Football Manager 2013" no trabalho, Jacobson respondeu que "sim", mas que não quer ninguém "perdendo o emprego por causa do jogo".

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vYzNMYVkyOXAybDhrWC1JaGlXYnhMSkRETktSNUttNVVZUUNIczQxc0g2Wklvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzEwLzMxL3NlbS10aXR1bG8tMV8xLmpwZw==

"Football Manager 2013" tem o desafio de agradar desde este fã mais casual até o mais exigente de jogos de simulação de futebol. Para isso, a Sports Interactive trabalha anualmente com uma grande quantidade de dados sobre atletas, clubes e competições. "Temos 5 mil clubes no jogo, mais de 500 mil atletas e membros de comissão técnica. Cada um dos jogadores possui 200 tipos de atributos diferentes, tanto físicos quanto mentais. Temos padrões de clima para cada cidade no mundo, número de pessoas que vivem em cada cidade, taxas cobradas por cada país para transferências e temos mais de mil pessoas que nos enviam relatórios sobre clubes e jogadores ao redor do mundo, tanto titulares quanto reservas e jogadores de outras categorias. É muita informação que temos no game", explica o executivo.

Perguntado sobre os games de futebol "Fifa" e "PES", que também apresentam "modo de técnico", Jacobson respondeu: "São jogos excelentes, mas não possuem o nível de simulação que temos. O nosso game simula oito ações por minuto, tornando uma partida de 90 minutos muito mais real".

Quem jogar "Football Manager 2013" verá isso em campo. Durante as partidas do modo completo, é possível assistir ao seu time jogando em um gramado em 3D. Deste modo, visualizam-se passes certos e errados e tentativas de chute à distância. O mais interessante é ver a reação dos atletas ao mudar uma postura tática, colocando a equipe para atacar, por exemplo, ou quando se dá alguma ordem para algum atleta.

Entretanto, diferentemente da maioria dos games lançados no Brasil, "Football Manager 2013" não vem com tradução para o português falado no país. Há apenas opção para o português de Portugal, o que já ajuda bastante. "Historicamente, ainda não temos uma quantidade suficiente de cópias vendidas no Brasil que justificassem o custo da tradução", disse. "Esperamos que as vendas este ano aumentem, já que o jogo será vendido em reais no país. Se tivermos um bom resultado, eu ficaria muito feliz em anunciar no próximo ano que 'Football Manager' terá tradução em português".

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vMkc4clByM2pwM3JwTEl6bWp3dDdoMTdQWEFyNkdLWVBqNVQ1T2l6ZmtiZElvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzEwLzMxL3NlbS10aXR1bG8tMy5qcGc=

Marc
Marc #Marc_Flower

Fique Rico ou Morra Tentando!

, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque