'Minha narração é de gamer para gamer', diz Tiago Leifert sobre 'Fifa 13'

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Apresentador da TV Globo e comentarista Caio Ribeiro são vozes do game.

Ele conta que há falas exclusivas para o modo on-line do jogo de futebol.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vV0VBZ1NfRzNCaVpjVVM4NWg4bzdiYk4zRzFHMUhTREt4WnpxRG1UQlNtRklvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzA2LzE5L2ltZ2EwMDQwLmpwZw==

Após dois anos de ausência, a série de futebol 'Fifa' voltará a ter narração em português. Tiago Leifert, apresentador do Globo Esporte em São Paulo, será o narrador, enquanto Caio Ribeiro, comentarista da TV Globo, fará os comentários em "Fifa 13", que chegará ao Brasil em outubro para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

O anúncio da narração em português do game, que também chega com todos os menus traduzidos, foi feita pela Warner Bros, que distribui o game da Electronic Arts no país, em evento realizado na terça-feira (19). Pela primeira vez, o arquivo de áudio com a narração será inserida no disco exclusivamente para a versão vendida no Brasil - anteriormente, os jogadores precisavam baixar o arquivo pela internet.

Para saber mais detalhes sobre o trabalho de narrar o game, o G1 conversou com Leifert logo após o evento, que falou sobre a sensação de estar no game:

G1 - A série 'Fifa' já teve narradores como Milton Leite, Éder Luiz, Nivaldo Prietto entre outros. O que você sente ao saber que está continuando o trabalho?

Tiago Leifert - Nunca tinha pensado nisso. Acho que o trabalho que estamos fazendo é um pouco diferente. Não estou narrando uma partida de futebol, estou narrando uma partida em um jogo de videogame. Minha narração é de gamer para gamer. Como sou fã do game, eu sei o que acontece nas partidas e o que o jogador faz e, então, busco contar o que acontece na tela. Também, o Caio e eu saímos bastante do roteiro durante a gravação, colocando brincadeiras e provocações que dão todo o clima do jogo.

G1 - E como é essa visão gamer na narração?

TL - Eu sei que, por exemplo, o jogador não assiste ao replay do impedimento ou da bola que saiu pela linha de fundo. Então, não narramos grandes falas nestes momentos. No entanto, narramos momentos diferentes quando o gamer está em uma partida on-line. Em uma dessas narrações, quando o time está goleando, eu brinco, dizendo que este gol é para deixar o replay para incomodar o adversário [nas partidas on-line de 'Fifa', apenas quem faz o gol por pular o replay].

Há também brincadeiras que eu fiz com o Caio para deixar a narração mais espontânea. A parte divertida da narração foi nos "comentários coloridos", que são situações de jogo específicas, jogadores específicos e foi ali que fizemos o bolo crescer. Em alguns momentos, pedi para ele baixar o papel [em que as falas estavam escritas] e falava uma coisa e ele ria bastante. Era uma risada espontânea.

Também narramos novidades da nova versão como a barreira andando, por exemplo.

Como sou fã do game, quando eu via algo diferente no script eu sabia que aquilo era uma novidade que não estava no 'Fifa 12'. Da jogabilidade, não dá para saber das mudanças narrando.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vV0VBZ1NfRzNCaVpjVVM4NWg4bzdiYk4zRzFHMUhTREt4WnpxRG1UQlNtRklvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzA2LzE5L2ltZ2EwMDQwLmpwZw==

G1 - Como foi que você conseguiu esconder que seria o narrador de 'Fifa 13'?

TL - Foi difícil esconder, principalmente porque na hora que eu ia gravar, tinha que dar uma desculpa para os amigos. E é mais legal ainda poder trabalhar com o Caio porque temos uma amizade. Quando me chamaram para ser o narrador, eu não perguntei para ele se queria ser o comentarista, eu não dei opção e disse que ele tinha que aceitar logo porque era algo sensacional. E é um trabalho. Acredito que temos que estar no que é quente no momento.

A gravação terminou no dia 11 de maio e até ela terminar, mantive os pés no chão porque não acreditava que eu ia estar dentro do jogo. O mais legal é que, na hora que eu fizer um gol no game, sou eu mesmo fazendo o gol e narrando o meu gol. Entrei no estúdio com um grau de tensão para fazer um bom trabalho porque tudo o que eu falei naquele momento é o que vai entrar no jogo, não tem volta, é que nem cimento. Minha preocupação foi estar sempre no mesmo nível de energia que o jogador de "Fifa" merece.

G1 - Muita gente pode não gostar em ter a narração em português...

TL - Não tem problema. Pode colocar no inglês [na versão do game vendida no Brasil haverá opção de narração em inglês e em português, segundo a EA]. Assim como na vida real, há críticas.

G1 - Você se sente nas mãos da EA, já que seu nome vai estar associado também à marca 'Fifa'? Vai que o 'Fifa 14' não seja um bom game...

TL - Confio plenamente no trabalho da EA e acho que eles vão continuar com o bom trabalho. A cada ano eles melhoram o game, estão na frente da concorrência e acredito que isso será mantido.

G1 - Durante o evento, você disse que o contrato assinado com a EA vale para as versões dos próximos anos de 'Fifa'. Já sabe se fará a versão do game da Copa do Mundo?

TL - Sim, o contrato vale para os próximos 'Fifa', mas ainda não tenho detalhes. Espero, sim, estar no 'Road to World Cup' e em outros games da série.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vekgwVTh6R3RWa0NJd09NcGNFYlpCZ2FObmJGRzFLcE1tYmx1YnJGeTlXS0ZyN2V2T3ZqVktvTWJXNlhLR2RVRC9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEyLzA1LzMxLzJocjVzcmJpLmpwZw==

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,