Speech Graphics e Audiomotion Studios: animações cada vez mais fantásticas

#Notícia Publicado por legendoflink, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy54Ym94cGx1cy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDIvU3BlZWNoX0dyYXBoaWNzX2VfQXVkaW9tb3Rpb25fU3R1ZGlvcy5qcGc=

Às vezes fico tentando imaginar onde tudo isto irá parar, e chego até mesmo a ficar perdido. Depois de tudo o que vimos em L.A. Noire, ainda existem grandes, grandes chances de vermos coisas mais fantásticas ainda no campo da animação e captura de movimentos. Durante a semana passada escrevi a respeito da inovadora tecnologia da empresa Speech Graphics para sincronismo labial. Um vídeo inclusive foi divulgado, na ocasião, o qual mostra resultados muito bacanas.

Pois parece que teremos em breve uma solução melhor ainda no mercado, através da união da Speech Graphics e da Audiomotion Studios, empresa com cerca de 15 anos de experiência em serviços de captura de movimentos para as indústrias de games, filmes e televisão. As duas empresas trabalharão em conjunto para oferecerem uma única solução que combinará a experiência e a tecnologia de ambas e proporcionará um novo e sensacional serviço de animação de personagens.

Um vídeo demonstrativo foi lançado pela Speech Graphics e pela Audiomotion Studios, demonstrando os primeiros resultados obtidos. No vídeo, um personagem em 3D é animado. Para isto, foram gravados simultaneamente o áudio e a performance de um ator, incluindo sua face e seu corpo. A captura de movimentos foi a responsável pela animação do corpo e da parte superior do rosto, capturando todos os detalhes do rosto do ator.

A Speech Graphics então animou a parte inferior do rosto, incluindo lábios, mandíbula, bochechas e língua. O resultado é fantástico, e é impossível percebermos qualquer diferença entre os resultados de uma e outra tecnologia. O personagem fala e seu rosto como um todo apresenta uma expressão realmente crível. Imagino o quão sensacionais podem ser os personagens de um jogo que faça uso desta "dupla tecnológica".

"A fala é um desafio para se capturar devido às oclusões dos lábios e da língua, e também devido à natureza macia da boca. Nosso sistema preenche esta lacuna com sincronização labial altamente precisa, e transmite até mesmo emoção através da intensidade silábica. Combinar nossa tecnologia dirigida pelo áudio com a captura de performance da Audiomotion pode fornecer uma solução completa e com impacto emocional, a qual é escalável para grandes quantidades de animações faciais", disse Michael Berger, cofundador da Speech Graphics.

O diretor de criação da Audiomotion, Tim Doubleday, complementa:

"A captura de performance nos permite criar animações incrivelmente verossímeis a partir da atuação de nossos atores. Sempre existirão elementos que não foram captados, como a língua. Ao utilizar um sistema híbrido nós somos capazes de preencher essas lacunas perdidas e elevar a animação a um novo nível".

Os resultados realmente são fantásticos, e se todos ficamos boquiabertos com a MotionScan, é muito provável que o futuro nos reserve boas e assustadoras surpresas. É muito provável que os personagens dos jogos eletrônicos consigam cada vez mais transmitir emoções através de expressões faciais, de uma forma extremamente crível e realista. E é muito provável que não demore muito para que tudo isto esteja em nossos consoles e PCs.

Enquanto aguardamos pelos primeiros projetos comerciais, veja abaixo o vídeo que exibe o resultado do trabalho da Speech Graphics e da Audiomotion Studios:

dXJ1ZEczeF9lT2M=

legendoflink
legendoflink
Publicações em Destaque