Quatro anos parado, 'Fifa Street' volta com Messi, Neymar e Ganso

#Artigo Publicado por ykmnopq25, em .

A EA já se consolidou como a criadora do game de futebol preferido pelos jogadores: Fifa. A franquia de futebol de campo se destacou pela jogabilidade mais apurada, times licenciados e inovações online, no caso da versão 2012. Agora, a desenvolvedora volta para tentar retomar um segmento que havia ficado para trás. Sem receber um novo título desde 2008, em 15 de março chega o novo Fifa Street.

Pela primeira vez, o game será baseado em uma engine do game de futebol de campo (o Fifa Street 3, lançado em 2008, usava o sistema do game da NBA). Contudo, Fifa 12 e Fifa Street são jogos completamente diferentes. Se no primeiro o jogador usa noção de esquema tático, plano de jogo, uso dos atributos e limitações dos jogadores, no segundo o drible é o objetivo.

No game de futebol de rua, por exemplo, os zagueiros apresentam habilidades de drible. Se no Fifa 12, quando você tenta um corte com o defensor a bola quase sai do seu domínio, no Fifa Street, eles passam chapéu de carretilha (ou lambreta). Os criadores, contudo, já dizem que este é um game diferente, com outra mentalidade.

A proteção de bola também foi alterada. No Fifa Street o jogador fica a maioria do tempo de frente para o adversário. Os marcadores são mais fracos, são necessárias repetidas tentativas para roubar uma bola, pois os botes são imprecisos, mesmo quando executados com zagueiros. Os dribles, contudo, são mais efetivos, o que torna mais fácil evoluir fazendo fila só com um jogador.

Ele apresenta diferentes modos de jogo offline: 5x5, em um game de quadra menor, com gols de salão; Panna, onde ganha quem faz mais dribles; Futebol de salão; e Last Man Standing, onde quando o time faz gol, o jogador que marcou sai de campo.

No online, o modo de evolução é parecido com o do Fifa 12, que apresenta divisões para que o jogador evolua. No Fifa Street, o gamer começa em uma liga local, se avançar vai para uma regional, continental, até chegar em uma mundial.

Messi na capa

Até recentemente com sua imagem ligada ao Pro Evolution Soccer, Lionel Messi "virou a casaca" e assinou um contrato "de longa duração" com a EA para estrelar as campanhas de Fifa, iniciando com o Fifa Street, do qual será capa.

Messi é protagonista do game também na tela de inicialização do game, na abertura e nas passagens. O jogador do Barcelona será usado como elemento de marketing para ajudar nas vendas.

Neymar e Ganso são os "jogadores nacionais"

A EA não conseguiu fechar a licença dos times brasileiros para o Fifa Street. Se todos os jogadores da primeira divisão aparecem no Fifa 12, na título de futebol de rua apenas Neymar e Ganso, dentre os que atuam no Brasil, aparecem. Eles estão no elenco da seleção brasileira.

O jogo traz alguns times para destravar, mas nenhum brasileiro está entre estes.

Estratégia de venda

Para destacar seu produto no mercado, a EA vai agregar itens e dar continuidade à campanha "Sou Fifeiro", que começou com o Fifa 12, que veio acompanhado com uma camiseta com a frase. Para o jogo a ser lançado, o brinde será um gorro.

Além da peça, a EA ainda oferecerá descontos em produtos Adidas para quem comprar o game e fará ações de marketing casada com a marca de roupas e acessórios.

Fifa Street chega às prateleiras das lojas brasileiras no dia 15 de março. O jogo deve ser vendido por R$ 179,90.

Rogerio
Rogerio #ykmnopq25
, são carlos sp
Publicações em Destaque