Milhares de internautas protestam contra acordo antipirataria na Europa

#Notícia Publicado por LucasCarmo, em .

IMAGEaHR0cDovL3AyLnRycnNmLmNvbS5ici9pbWFnZS9mZ2V0L2NzLzIyMjQvMjk2NC8wLzE1Mi8zMDEvNDAxL2ltZy50ZXJyYS5jb20uYnIvaS8yMDEyLzAyLzExLzIyMTg0OTUtMDUxNC1yZWMuSlBH

Milhares de internautas se manifestaram neste sábado em diversas cidades da Europa contra o acordo multilateral contra a pirataria Acta. No Brasil, em São Paulo, os participantes da Campus Party, que se realiza no Anhembi Parque, foram convidados, pela organização do evento, a desligar seus computadores por cinco minutos e pensar sobre a questão da censura, da pirataria e das leis atualmente em discussão. O protesto se estenderia a cerca de 200 cidades pelo mundo.

Na Alemanha - país que anunciou na última sexta-feira que suspenderia, no momento, a ratificação do acordo -, segundo os organizadores e a polícia, Munique concentrou a maior manifestação, com 16 mil pessoas. Outras 10 mil desfilaram em Berlim, 5 mil em Hamburgo (norte), 4 mil em Dortmund (oeste), 3 mil em Frankfurt (centro) e 3 mil em Dresde (leste).

Na Áustria, 6 mil pessoas protestaram nas principais cidades do país, 3 mil delas na capital Viena, segundo a polícia, 4,5 mil, segundo os organizadores. Em Sófia, a capital búlgara, mais de 3 mil pessoas se uniram ao dia de protestos contra o ACTA, e várias cidades do país também protestaram.

Centenas de pessoas também encheram as ruas em Paris para protestar contra o acordo, assinado no final de janeiro de 22 países da União Europeia. O protesto seria realizado hoje em cerca de 200 cidades pelo mundo. Em Bucareste, centenas de romenos enfrentaram o frio e foram às ruas, com máscaras, cartazes e fitas adesivas sobre a boca, para protestar.

O Acta cria normas internacionais para a proteção da propriedade intelectual e dos direitos autorais e tem como objetivo lutar contra a pirataria num sentido mais amplo. Seus críticos denunciam um grave ataque contra a liberdade de expressão e os direitos dos internautas.

Lucas
Lucas #LucasCarmo
, Salvador
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque