GameVicio entrevista – Alexander Zezulin, Gerente de Projeto de World of Warplanes

WorldOfWarplanesLogo.png

Conhecida por seus games que envolvem estratégia em combates bélicos, a Wargaming .net esta prestes a trazer ao mundo games mais um título bélico de peso: World of Warplanes. O que esperar deste game, que promete combates entre aviões de diferentes tipos, pela supremacia aérea e destruição do hangar inimigo?

Em busca destas respostas e outras mais, a GameVicio entrevistou Alexander Zezulin (foto abaixo), Gerente de Projeto de World of Warplanes e traz agora, em primeira mão, esta entrevista exclusiva:

alexanderzezulin.jpg

Nos fale um pouco dos resultados obtidos com World of Tanks e como este game influenciou o mais recente projeto da Wargaming: World of Warplanes.

World of Warplanes é o próximo passo lógico após World of Tanks: nós encontramos um equilíbrio decente entre autenticidade, ação e acessibilidade no solo, e agora queremos levar isto para os céus. Além disto, World of Warplanes irá compartilhar o formato Free to Play e outros conceitos básicos utilizados em World of Tanks.

A idéia central é a mesma de World of Tanks – Você ganha XP e créditos, que são trocados por upgrades e níveis mais altos. Não haverão mapas, nações ou aviões bloqueados. Toda a árvore técnica estará disponível para todos, de graça, sendo uma questão de tempo gasto em crescimento de níveis e testes. Como em World of Tanks, World of Warplanes irá se focar nos períodos de 1930 e 1950, e não sem motivos: aeronaves desenvolvidas e utilizadas neste período utilizavam equipamento “tradicional” e as armas não carregavam estas tecnologias automáticas que vieram depois, minimizando o envolvimento do piloto no combate.

Entretanto, World of Warplanes terá algumas peculiaridades. Para começar, os aviões exigem um controle 3D mais difícil do que o de tanques. Nós fizemos, intencionalmente, um sistema de controle simples e amigável, evitando todos os comandos e manetes presentes em alguns simuladores de aviação, permitindo que nossos jogadores se foquem no combate, e não no controle do avião. Outra coisa é que em World of Warplanes você sempre estará em movimento, ao contrário de World of Tanks, em que você podia se esconder e mirar no inimigo com facilidade. O movimento constante reforça um diferente estilo de jogo: mais variado e com dinâmicas mais entusiasmantes.

Tendo como base as partidas multiplayer de games como Tom Clancy’s H.A.W.X. e Ace Combat, onde o jogador muitas vezes se vê numa batalha de atirar e desviar de mísseis ao mesmo tempo, sem uma estratégia bem definida, e o foco em estratégia dos games da Wargaming, como isto será trabalhado em World of Warplanes? Será possível jogar apenas caçando um adversário randomicamente ou o trabalho em equipe e estratégia será fundamental para sobreviver?

O alcance das armas, habilidades e modos de jogo em World of Warplanes irão acabar com qualquer chance de tédio, seja para os fãs de games arcade , seja para os estrategistas hardcores. Os primeiros poderão realizar combates aéreos dinâmicos e estonteantes, perseguindo inimigos entre canyons, montanhas e arranha-céus, entrando em intensos combates aéreos e ousadas emboscadas. Do outro lado, no que diz respeito de clãs e companhias, os jogadores terão que trabalhar suas estratégias para tirar vantagem do terreno, clima e outras opções táticas.

Vendo este recente histórico da Wargaming, com batalhas de tanques e agora de aviões, é algum exagero imaginar algo como um “World of Warships” para o futuro?

De fato, a Wargaming.net anunciou seu terceiro título: World of Battleships (https://worldofbattleships.com). Assim como World of Tanks e World of Warplanes, World of Battleships será free to play e trará aos jogadores uma vasta gama de navios de batalha em diversos cenários baseados nos maiores conflitos náuticos do século 20. O game trará uma interface objetiva e de fácil controle. E, assim como em World of Tanks e World of Warplanes, haverá um sistema econômico que permitirá aos jogadores distribuir recursos entre os três games, permitindo um progresso definitivo em cada um.

https://www.youtube.com/watch?v=krPHTI42hy4

Os MMOs, atualmente, são dominados por RPGs e FPSs. World of Warplanes parece ir na contra-mão, optando por um MMO de batalhas com aviões. Que outros diferenciais podemos esperar neste game?

Como World of Tanks, World of Warplanes engloba uma grande variedade de gêneros e elementos do RPG e FPS. Então o que faz World of Warplanes diferente? O game é incrivelmente dinâmico e realista historicamente, no que diz respeito a motores, componentes internos e parâmetros relativos a aeronaves de diferentes países. Isso oferece uma combinação bastante razoável entre os sistemas de apoio e matchmaking, com uma interface amigável e controles bastante simples. Combine com nossa vasta experiência em criar terrenos ricos e detalhados e a criação de modelos fantasticamente detalhados, e acho que temos algo realmente excitante.

Que outros detalhes sobre World of Warplanes você pode nos adiantar?

No momento, estamos trabalhando duro na quantidade de aviões. Além disto, é muito cedo para darmos maiores detalhes. Eu posso dizer que o título se foca nas três principais “famílias” dos aviões de guerra: os icônicos caças monomotor, leves e rápidos em curvas, entrando em combate com inimigos próximos e os destruindo antes que possam reagir; caças pesados, que se movem mais lentamente, mas são mais fortes em combate; e caças bombardeiros, que se focam em causar danos em solo. Então, você terá um hangar cheio de diferentes aeronaves, incluindo diversos protótipos. O game será lançado com aviões dos Estados Unidos, Alemanha e União Soviética. A primeira adição planejada após o lançamento são os aviões britânicos, seguidos pelos aviões japoneses. Além dos veículos, World of Warplanes terá muitos outros fatores interessantes e emocionantes, e estamos ansiosos para poder mostrá-los conforme o seu desenvolvimento continuar.

Quais serão os modos de jogo? Quantos jogadores poderão participar de uma mesma partida?

Nós planejamos pelo menos dois modos de jogo no lançamento. As partidas serão de 15 jogadores contra outros 15. Cada time terá uma base em terra, com hangares e baterias anti aéreas, que o time adversário deverá destruir para vencer. O time também poderá vencer se todo o time rival for destruído.

A longo prazo, World of Warplanes irá oferecer uma jogabilidade original e envolvente para cada tipo de veículo. Para os aviões de ataque, sua jogabilidade irá envolver atacar alvos terrestres, como tanques, navios, trens etc. Jogadores que os pilotarem entrarão em combate e contribuírão para a vitória do seu time. Será necessário mais do que mísseis e bombas para destruir as bases em World of Warplanes. Para destruir as bases, jogadores terão que quebrar as defesas anti aéreas inimigas. Isto porque World of Warplanes não é só combates aéreos, mas também ataques contra alvos em solo. E este ataque pode ser feito por qualquer tipo de aeronave.

Quais deverão ser os requisitos de sistema?

Nós estamos utilizando a versão atualizada do motor gráfico BigWorld – mesmo motor utilizado em World of Tanks e que esta sendo aperfeiçoado para garantir melhor qualidade gráfica. Suas especificações permanecerão as mesmas de World of Tanks – Qualquer PC de média performance poderá rodar o game sem problemas.

Saindo um pouco do game em si, gostaria de ouvir sua opinião sobre um algo que vem sendo, cada vez mais, assunto na grande mídia: a violência nos games e suas conseqüências na vida real. Qual a sua opinião a respeito disto?

Acreditamos que os videogames podem apresentar algum tipo de uma tomada de agressão. Em outras palavras: jogos de vídeo game podem agir como uma liberação de reprimida a agressão e frustração. Não há nenhum perigo em atirar contra outra pessoa num video game, mas haveria graves consequências se este ato for cometido na vida real. Jogar games permite a liberar a raiva de uma forma construtiva, reduzindo o stress e funcionando como uma válvula de escape. Ao invés de discutir e brigar, crianças se adultos podem estravazar suas frustrações em um mundo virtual.

200951BCC5704E3AD2F6246B6188378D.jpg

Um agradecimento especial para Arthur Pratapopau, por garantir que esta entrevista fosse realizada.

Da Redação

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Notícias sobre games, jogos e tecnologia!
Siga em:
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
Img de rastreio
Localize algo no site!