
Finalmente a AMD “deu o ar da graça” de sua nova Radeon HD 7970. Hoje, já podem ser encontrados testes VERÍDICOS em diversos sites de review da nova placa fabricada com processo 28nm (estima-se que a placa será lançada dentro de 15 dias). Segue a especificação da placa:
AMD Radeon HD 7970:
- Shader Units: 2048
- ROPs: 32
- GPU: Tahiti
- Transistores: 4310M
- Memória: 3072 MB
- Bitrate: 384 bit
- Clock da GPU: 925 MHz
- Clock da memória: 1375 MHz
- PCI-e 2.0/3.0: Sim
- Preço: $ 549,00
Muito se especulou sobre a utilização de memórias XDR2 nas novas Radeons, mas como podemos ver na especificação, continuaram a utilizar memórias GDDR5, com 1 detalhe: suporte a um barramento de 384 bits (por isso os 3GB de memória de vídeo). Outra coisa, a placa também traz suporte a PCI-e 3.0 (atualmente existem placas-mãe com suporte a PCI-e 3.0, mas não processadores, lembrando que suporte a PCI-e é dependente deste último).
Sobre consumo de energia, é nesse quesito onde a Radeon HD 7970 “brilha”. O TDP máximo nominal é de 210W, mas na maioria dos testes, esse valor foi 15W menor. Em modo ocioso, a HD 7970 conseguiu consumir impressionantes 2,7W, graças à sua tecnologia ZeroCore, que simplesmente desativa vários recursos da placa para economizar energia, incluindo seu cooler.
Ruído em modo ocioso é bastante baixo (por causa da tecnologia ZeroCore que desliga o cooler), e em carga chega a 42 DBa (com um DBa desses pode-se ouvir a circulação de ar do cooler).
Temperatura chegou a 78°, o que é normal para um modelo referência (a tendência é que saiam placas com coolers personalizados e overclock para baixar a temperatura):
Infelizmente não foi possível realizar testes de overclock mais avançados, pois até a data atual não há software que permita alterar a voltagem de operação da placa (mesmo assim, conseguiram subir pra 1075 mhz o clock da GPU).
Por fim, como esse é um review, não poderia falta os testes. Aparentemente, em jogos DX9 / DX10 mais antigos, a Radeon HD 7970 parece não utilizar todo seu potencial, mas em jogos e aplicações mais recentes ela brilha, e brilha forte. Em termos de comparação com a Nvidia GTX 580, seu desempenho chega a ser 20, 30, até 40% maior:
A AMD não perdeu tempo, deu um passo à frente no processo de fabricação, e lançou um produto muito bom. O desempenho que a HD 7970 oferece chega no nível de um SLI de GTX 560, ou de um crossfire de HD 6870, o que é espetacular se colocado na balança o consumo de energia (que é pouco superior ao de uma GTX 560 ti 448).
















