
Começando a terça-feira com um pouco de cultura gamer, o personagem da vez é Pac-man, o primeiro mascote dos videogames.
Sua história começa em 1980, época onde os arcades dominavam a vizinhança. Os dois maiores sucessos da época eram space shooters como Space Invaders e Asteroids. A febre era tanta que o designer da Namco, Tohru Iwata, se cansou da mesmice.
Foi durante um jantar com os amigos que Tohru teve uma ideia. Sabe quando você tira uma fatia de pizza e pensa que parece uma boca? Pois é, ele pensou a mesma coisa, mas foi o primeiro a dar alguma utilidade a isso.
Na verdade não foi só a pizza que o inspirou, mas também um caractere japonês, que por sua vez o ajudou a dar nome ao personagem. A expressão “Paku-Paku Taberu” é usada no Japão para simbolizar quando se abre e fecha a boca rapidamente. E, após um ano e seis meses de correria, nascia o Puck-Man.
Puck-Man foi desenvolvido para ser bastante simples, sendo também o primeiro jogo a abranger o mercado feminino nos videogames. O objetivo é comer as pastilhas espalhadas pelo labirinto sem ser pego pelos fantasmas.
Ao se comer a pastilha maior, você fica temporariamente capaz de derrotar os ghosts. Para aumentar a pontuação e ganhar mais “vidas” há frutas pelo cenário. Algumas delas aparecem e desaparecem vez ou outra.
O criador, Tohru Iwata, mostrando os desenhos originais de Pac-Man. O carimbo vermelho significa “Secreto”.
Quando o jogo foi lançado no Japão ele não foi um grande sucesso. Era muito diferente do que existia na época e por isso causou certa estranheza. Já nos Estados Unidos ele foi distribuído pela Midway, e tornou-se um grande hit.
Na terra do Tio Sam, ele era vítima de bully. Os maldosos trocavam o P de “Puck-Man” por “F”, formando… Bem, formando algo não muito legal. E por isso ele foi rebatizado para Pac-Man.
Mas os verdadeiros inimigos de Pac-Man estão dentro do jogo. Cada um com sua cor, os ghosts têm personalidades distintas. O vermelho, Blinky, persegue Pac-Man diretamente; o rosa Pinky se mantem a 32 pixels de distância; o azul Inky, fica simetricamente no lado oposto da tela, e por último, o laranja e medroso Clyde é quem age aleatoriamente.
O impacto de Pac-man deu vida a vários spin-offs, tais como Ms. Pac-Man, Jr Pac-Man, Baby Pac-Man e Professor Pac-Man.
De lá pra cá, Pac-man se tornou um verdadeiro astro. Ã praticamente impossível alguém não conhecê-lo. Além de toda série de games e spin-offs, ele estampa camisas, está nos chaveiros, em móveis de design de luxo, e uma infinidade de marcas e produtos.
Curiosidades
– O primeiro Pac-Man foi desenvolvido para ser mais difícil a cada tela, sem nunca acabar. Acontece que um erro de cálculo faz com que o level 256 literalmente quebre, espalhando letras e pixels na metade direita da tela, tornando impossível pegar todos os dots. Por isso esse é considerado a última tela do jogo.
– A pontuação máxima da versão arcade é 3.333.360. Cinco pessoas chegaram a ela: Billy Mitchell (03 julho de 1999), Rick Fothergill (31 de julho, 1999), Chris Ayra (16 de fevereiro de 2000) , Balderramos Tim (4 de dezembro de 2004) e Hayes Donald (21 de julho de 2005).
– No seu aniversário de 30 anos, o Google o homenageou colocando o jogo no lugar de seu logo.
– Pac-Man já teve um desenho animado. Era produzido pelo estúdio Hanna-Barbera (criadores de Scooby-Doo, Zé Colméia, Flintstones, entre outros). No Brasil foi ele foi exibido pela rede Bandeirantes em 1982.

