Nome: Defense Grid: The Awakening
Produtora: Hidden Path Entertainment
Plataformas: PC (versão analisada), Xbox 360
Jogos de tower defense são geralmente produções que não se destacam no departamento técnico. A produtora Hidden Path Entertainment, no entanto, resolveu investir pesado no gênero e fez um produto que, além de apresentar um bom gameplay, também mostra visuais bastante elaborados.
Defense Grid: The Awakening, assim como todo jogo de tower defense, é dono de uma premissa bem simples: o jogador tem uma base e precisa protegê-la da invasão inimiga (neste caso, aliens). Para realizar tal tarefa esse jogador tem a sua disposição uma variedade de armas (aqui representadas por torres). Estas precisam ser posicionadas no caminho dos inimigos, na tentativa de impedi-los de chegar ao centro de comando e roubar sua preciosa energia. O posicionamento e escolha das torres deve ser feita de forma cuidadosa, pois a disposição do armamento pelo mapa afeta a eficiência de todo o sistema de defesa (muitas vezes é preciso, inclusive, guiar os inimigos através de caminhos formados pelas próprias torres, o que é algo bem desafiante).
Há diversos tipos de torres. Algumas são fracas, mas conseguem atingir um maior número de inimigos. Outras só atacam um invasor por vez, mas são extremamente poderosas. Algumas não servem pra atacar, mas geram ondas elétricas que deixam os inimigos mais lentos. Enfim, opção é o que não falta no game. A única exigência aqui é o uso inteligente e estratégico de tudo isso. Aliás, a diversão do jogo está exatamente aí, em descobrir a forma mais eficaz de se montar um sistema de defesa.
Em relação ao conteúdo, pode-se dizer que Defense Grid não desaponta. Há três modos de jogo e cada um deles é dono de uma boa variedade de mapas. Estes, por sua vez, sempre apresentam um desafio diferente, já que cada um possui um design exclusivo, obrigando o jogador a estar sempre pensando em novas estratégias.
Como eu disse no começo texto, The Awakening apresenta gráficos bastante interessantes, com mapas muito detalhados e cheios de efeitos dignos de jogos de orçamento bem mais elevado. Só faltou mesmo uma direção artística mais original, pois, mesmo sendo tecnicamente bem resolvido, o game ainda tem aquele aspecto genérico (algo que infelizmente se tornou uma “regra” nessa geração).
Defense Grid: The Awakening é certamente um dos mais completos e bem produzidos jogos de tower defense que existem por aí. Ã um título obrigatório para quem curte o estilo.
Nota: 8.0
Vídeo do gameplay na fonte.