Dos poucos bits ao hiperrealismo F1 faz história nos games

#Notícia Publicado por rafaellaranja, em .

A evolução em alta velocidade dos games de F1

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nZWVrNS5jb20uYnIvdXBsb2Fkcy8yMDEwLzA5L2Zvcm11bGEtMS0yMDEwLWNvZGVtYXN0ZXJzLmpwZw==

Trinta e seis anos depois do primeiro lançamento, gênero segue em alta.

O mais recente jogo de corrida chegou ao mercado em setembro, acompanhado de grande expectativa. O F1 2010 foi desenvolvido pela Codemaster para Xbox 360, Playstation 3 e PC, e aposta no hiperrealismo e no modo multiplayer (disputa on-line). Mas os jogos do gênero sempre marcaram presença na história dos games.

Veja abaixo alguns destaques dessa trajetória.

[flash=500,300]http://origin.veja.abril.com.br/infograficos/cronologia-f1-games/info.swf[/flash]

Os primeiros títulos, desenvolvidos para arcade (fliperama) na década de 70, já tentavam simular a emoção de dirigir um carro a 300 quilômetros por hora. Gran Trak 10 é um dos pioneiros do gênero. Lançado pela Atari em 1974, o game colocava o jogador no papel de piloto, cujo objetivo era fazer com que um pontinho " o carro " corresse por uma trilha serrilhada " a pista. Embora seja difícil associar a palavra simulação ao visual arcaico, a máquina, que trazia um volante como joystick, era sinônimo de tecnologia avançada e surpreendia jovens e adultos nos Estados Unidos.

O sucesso, no entanto, só foi alcançado oito anos depois pelo game Pole Position. Lançado pela Namco para arcade, o título trazia gráficos modernos, cor e uma jogabilidade substancialmente melhorada. Começava uma nova fase.

No início da década de 80, a indústria dos jogos eletrônicos testemunhou a popularização dos primeiros computadores pessoais e, em seguida, dos consoles. A derrocada dos arcades, no entanto, não atrapalhou a evolução dos games de F1. Os títulos lançados na época possuíam carros similares aos originais, mas não eram licenciados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).

O cenário mudou em 1992, quando a segunda versão do Super Monaco GP, o Ayrton Senna's Super Monaco GP II, obteve o direito " ainda inédito " de usar a imagem do piloto brasileiro em um jogo. O game para Mega Drive representou um grande avanço para a indústria, que nos anos seguintes ganhou credibilidade e a licença da F1 para o desenvolvimento de similares.

Com a revolução do 3D, os games se tornaram mais realistas. O Playstation, console da Sony, ganhou alguns títulos do gênero, entre eles o Formula 1 Championship Edition, de 1996, primeiro título tridimensional a conseguir os direitos de uso da marca em sua totalidade.

A nova fase tornou-se notável em todas as plataformas. Muitos jogos chegaram às lojas, entre eles simuladores potentes, capazes de reproduzir eletronicamente a sensação dos pilotos em uma pista. Todos os videogames e PCs receberam novos títulos. Algumas franquias que surgiram na década de 90 vigoram firmemente até os dias atuais.

O que a história prova é que bits a mais ou a menos não fazem diferença quando a base de um jogo é um esporte que, desde 1950, movimenta milhões em todo o mundo. On-line ou off-line, o que as pessoas procuram é desafiar limites e experimentar novas sensações.

Rafael
Rafael #rafaellaranja
, Vila Velha, ES
Publicações em Destaque