Dead Rising vai realmente substituir Resident Evil?

#Notícia Publicado por Hayashii, em .

Dead Rising 2 está prestes a ser lançado, o game, não mais exclusivo da Microsoft, dessa vez chegará às lojas para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJyL3NjcmVlbnNob3RzLzIwMTAvMi80NDU2LzUvYmlnLzI1ODQzLmpwZw==

Há alguns meses átras, a Capcom soltou uma declaração citando o almejo para que a franquia Dead Rising supere a já famosa e firmada franquia Resident Evil, ela na verdade quer que Dead Rising se torne o seu IP número 1. Impossível? Não, mas, com certeza, é algo muito dificil de se realizar.

Dead Rising e Resident Evil, uma comparação certa?

Muitos acham que comparar Dead Rising com Resident Evil pareça bobagem, dizem que a única semelhança entre os dois são os zumbis. Isso é errado, claro que cada um pode pensar e falar o que quiser, mas, pense bem, podem até ser games com objetivos ou estilos diferentes, mas há várias semelhanças. Ambas (franquias), como já dito, envolvem zumbis, ambas são da mesma produtora, ambas possuem armas de fogo, combates corpo à corpo, muita violência, e várias outras coisas. Mas é claro que cada franquia tem suas características únicas, Dead Rising, por exemplo, é uma franquia mais "engraçada" que Resident Evil, que já é mais sério e objetivo.

IMAGEaHR0cDovL211bHRpcGxheWVyYmxvZy5tdHYuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDA5LzAyL2RlYWRyaXNpbmctcmU1LTAxLmpwZw==

Por tanto, até que é correto sim comparar uma franquia com a outra, e mesmo que não fosse, isso não seria motivo para a Capcom não querer que Dead Rising ultrapasasse Resident Evil. O que mudaria seria que o gênero do jogo seria outro, o que poderia dificultar ou facilitar o objetivo da produtora.

Uma tarefa impossível?

Imagino que todos aqui já devem ter ouvido falar, nem que seja uma única vez, nessa estrondosa franquia que é Resident Evil. Pois é, Resident Evil é uma série de jogos muito antiga, tendo sido iniciada no já longíquo ano de 1996. Já Dead Rising, se iniciou à 4 anos átras, mais precisamente em setembro de 2006. E isso é uma coisa da qual pesa muito para essa missão da Capcom, pois Resident Evil já possui um número incontável de fãs ao redor do globo, e para Dead Rising superá-lo, não será assim, de uma hora pra outra, com 2 jogos em 4 anos.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJyL3NjcmVlbnNob3RzLzIwMDgvNC8zMzUvNS9iaWcvMTA2MDEuanBn

E já partindo desse príncipio de fãs, a lógica é que quanto mais fãs, mais vendas o game tenha. E até hoje, Resident Evil já possui mais de 44 milhões de cópias vendidas, um número impressionante que não é para qualquer um. Se Dead Rising pretende superá-lo, terá de suar, ou melhor, vender muito.

A recepção da crítica

Outro ponto muito importante para a fama de um game é a nota atribuida à ele pela crítica mundial dos jogos. De uma forma bem clara e objetiva, todos sabem que quando se fala em crítica de games, logo já se vem na cabeça IGN e GameSpot. Por tanto, vamos analisar as notas apenas dessas 2, dadas aos games Dead Rising, Dead Rising 2, Resident Evil 4 e Resident Evil 5, apenas para termos uma noção de como se saíram os jogos segundo a crítica.

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tL19NbnhUZ3BuLVJfTS9USHVSYTFseUN1SS9BQUFBQUFBQURmVS9EUTZpRmVNR1J2NC9zMTYwMC9kcjJmLmpwZw==

Dead Rising

IGN: 8,3 (X360)

GameSpot: 8,4 (X360)

Dead Rising 2

IGN: 8,0 (X360) / 8,0 (PS3)

GameSpot: 8,5 (X360) / 8,5 (PS3)

IMAGEaHR0cDovL3NjcmF3bGZ4LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAwOC8wNi9yZTUuanBn

Resident Evil 4

IGN: 7,7 (PC) / 9,8 (GC) / 9,5 (PS2) / 9,0 (Wii)

GameSpot: 7,8 (PC) / 9,6 (GC) / 9,3 (PS2) / 9,1 (Wii)

Resident Evil 5

IGN: 9,3 (PC) / 9,0 (X360) / 9,0 (PS3)

GameSpot: 8,5 (PC) / 8,5 (X360) / 8,5 (PS3)

Só por essas notas já é percetível que Resident Evil é superior à Dead Rising. A impressão que dá é que Dead Rising evoluiu muito pouco, ou até mesmo não evoluiu, de um game para outro, pelo menos na visão crítica. Quanto a Resident Evil, ele era quase perfeito em suas versões console, e conseguiu ficar quase no mesmo patamar na versão seguinte, só que melhorando e muito a versão PC.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJyL3NjcmVlbnNob3RzLzIwMDcvMi8yNzgvMy9iaWcvNjQzLmpwZw==

Por tanto...

à impossível Dead Rising superar Resident Evil e se tornar o IP número 1 da Capcom? Não, mas é uma tarefa muito dificil, da qual parece que a Capcom se equivocou em impor, principalmente pelo imenso número de fãs que Resident Evil tem espalhados pelo mundo.

Parece que com esse Dead Rising 2 ainda não dá, o jeito é esperar por um Dead Rising 3 (que a Capcom já disse que só ocorrerá se esse 2º conquistar um bom número de vendas) espetácular, e por um Resident Evil 6, que terá de se sair pior que os títulos apresentados nessa matéria para dar uma chance à Dead Rising.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJyL3NjcmVlbnNob3RzLzIwMDcvMTEvODU4LzUvYmlnLzQ5OTEuanBn

Mas, se você que jogou todos os títulos ou grande parte deles, tiver uma opinião contrária, tudo bem, cada um expressa o que quiser, mas parece claro que Resident Evil está à frente de Dead Rising.

Hayashii
Hayashii

Stay focused, stay alive!

, Martinópolis - SP
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,