.

Nintendo 3DS - Preview

Enviado por ferreira3000, , 0 comentários
Durante vários anos, milhões de pessoas viveram felizes com a sua televisão a ler a imagem a uma definição standart, hoje em dia conhecida como SD, até que as grandes companhias disseram que precisávamos de HD e as consolas foram atrás, oferecendo resoluções impressionantes até aos 1080p máximos, mas que continuam a ser expandidos em monitores de PC. Durante esses anos, outras pessoas pensaram noutra direcção, o 3D, primariamente com óculos de duas cores, e mais tarde com imagens intercaladas e afins. Hoje é complicado encontrar um filme de jeito que não esteja em 3D no cinema e essa realidade está prestes a infiltrar-se nas nossas casas, pois a indústria não pára e já nos querem fazer crer que o 3D é o próximo passo.

Clique para ver a imagem em tamanho original

O problema do 3D para muitos é o cansaço que pode criar ao utilizador, muito derivado ao uso prolongado dos tais óculos. Como o 3D está prestes a ganhar lugar também nas consolas, era algo bizarro andar com os óculos 3D para todo o lado, para jogar uma consola portátil, num comboio ou no autocarro. Foi a pensar nisso que a Nintendo criou a Nintendo 3DS, uma consola portátil muito semelhante à Nintendo DS, mas muito mais poderosa e com a capacidade de ver conteúdo vídeo e jogável, totalmente em 3D, sem ser necessário usar óculos. Com a Nintendo Post-E3 Tour em Portugal, foi possível experimentar sem filas de espera e com tempo a Nintendo 3DS e antever como vai ser o futuro do 3D, pelo menos nas consolas portáteis.

Para começar, a Nintendo 3DS volta a apresentar a estrutura usada na Nintendo DS, existem dois ecrãs, mas apenas um utiliza o 3D, neste caso, o ecrã superior, o inferior não usa 3D mas continua a ser táctil, tal como a DS original.
Do lado esquerdo surgiu agora um analógico slider (deslizante) que vai certamente servir para controlar o movimento de personagens mas pudemos desde já ver a funcionar como o movimento de uma câmara durante algumas demos que estavam presentes.

Clique para ver a imagem em tamanho original

O ecrã superior 3D é maior que antigamente, permitindo que os jogos sejam jogados em 16:9, mas caso não sejam amigos do 3D ou tenham a vista demasiado cansada, a Nintendo resolveu incluir um ajustador de 3D logo à direita do ecrã, que permite ajustar a profundidade do 3D ao ponto de o desligar por completo.
A nível externo, falta apenas mencionar a inclusão de mais uma objectiva para a câmara, que permite agora também tirar fotografias em 3D aos vossos locais favoritos ou à família e amigos. Ainda não se sabe se a Nintendo tem algo preparado de especial para interagir com as fotos, mas isso será certamente revelado mais tarde.

A nível interior, é notório que a Nintendo 3DS é claramente superior à Nintendo DS estando ao nível, para já, do melhor que se podia ver na Gamecube, o que já é bastante bom para uma consola portátil. Do restante que se sabe, a Nintendo 3DS vai ainda incluir uma vertente online mais completa e poderosa, que pode trocar dados com pontos Wi-Fi e outras consolas em tempo real, quando em modo Stand-by, para descarregar acrescentos para os vossos jogos e até trocar pontuações e conteúdo criado por outro jogador, directamente para a vossa Nintendo 3DS.

A nível ergonómico, não foi possível ter a Nintendo 3DS nas nossas mãos sem as correias de segurança ligadas, mas é em tudo muito semelhante à Nintendo DS e o recém chegado analógico não é de difícil acesso. Notámos também que o ecrã 3D precisa estar alinhado de frente, perdendo toda a profundidade quando inclinado, além de que a experiência é melhor quando encontramos um ponto certo de distância, que permite ver o jogo na perfeição evitando um certo desfocamento na imagem.

Mas é claro que não valia a pena ver a Nintendo 3DS sem experimentar as demos que estavam presentes, por isso mesmo, ficam já de seguida algumas das experiências que mais impressionaram quando seguramos a consola nas nossas mãos:

Pilotwings Resort

Pilotwings Resort não está nesta lista por ter impressionado, mas sim por ter sido uma das poucas demos realmente jogáveis. Aqui foi possível ver como o 3D pode ser aplicado a um jogo totalmente tridimensional. A demo permitia jogar na ilha de Wuhu, (a mesma de Wii Sports Resort) enquanto usávamos a personagem para rebentar balões pelo ar.
Impacto da experiência:
3 em 5

Clique para ver a imagem em tamanho original

Nintendogs + Cats

A segunda demo jogável era uma versão ampliada de Nintendogs. Nintendogs + Cats além de permitir jogar com os já famosos cães vai incluir os pequenos felinos. a versão que experimentámos permitia jogar com um cão e aqui sim pudemos ter uma boa ideia da profundidade que o 3D oferece, especialmente quando atirávamos um objecto para longe e o cão afastava-se ou aproximava-se do ecrã. Infelizmente o reconhecimento facial parecia ainda não estar totalmente apurado, assim não pudemos ver o cão cumprimentar-nos com umas "lambidelas", algo que estará incluído na versão final.
No fundo é Nintendogs, mas em 3D.
Impacto da experiência:
4 em 5

Clique para ver a imagem em tamanho original

Metal Gear Solid: Snake Eater 3D - The Naked Sample

A demo de Metal Gear Solid: Snake Eater 3D era mais um vídeo que propriamente uma demo jogável, mesmo assim, entre todos os vídeos, era aquele que podíamos controlar a visão e acabou por ser das melhores experiências. Cada uma das cenas aproveitadas para esta demo/vídeo mostram bem o potencial gráfico e a imersão criada pelo 3D da consola. Durante os 7 minutos de experiência, não houve quem tivesse ficado indiferente à rápida exploração de Snake. Ver a floresta sair do ecrã em total 3D, assim como a entrada em cena de vários animais, como uma cobra, um jacaré e até abelhas foram impressionantes. Mas o destaque vai para uma situação em que um soldado deixa cair um maço de tabaco e tenta encontra-lo com a mão, saindo esta do ecrã na nossa direcção, genial.
A Demo acaba com o épico confronto entre Naked Snake e a Big Boss no campo de flores, para mais uma demonstração do 3D da consola. Foi sem dúvida uma das experiências que melhor mostrou as capacidades da consola em termos gráficos e visuais.
Impacto da experiência:
5 em 5

Clique para ver a imagem em tamanho original

Mario Kart

A partir daqui já só vamos falar em vídeos, e o de Mario Kart é um bom exemplo do 3D que vamos poder ver na Nintendo 3DS. Embora não tenha mostrado jogabilidade além do vídeo de um suposto Replay, o 3D estava já bastante forte e sólido, e o visual deste Mario Kart não ficava a dever em nada ao da Game Cube. Se tudo correr bem, este deve ser um dos jogos de lançamento da consola, por isso, por essa altura já vamos ficar a saber como é ver uma carapaça de tartaruga a aproximar-se pela traseira em 3D.
Impacto da experiência:
3 em 5

Clique para ver a imagem em tamanho original

Kid Icarus: Uprising

O vídeo de Kid Icarus: Uprising já tinha sido visto por várias vezes logo após a E3, no entanto, ver o vídeo a correr na Nintendo 3DS foi uma experiência de peso. Com imagens a correr tanto das cinemáticas como de segmentos da jogabilidade, já é possível ver como vai ser jogar Kid Icarus. Se for como vimos, então há aqui muito potencial para a nova aventura de Pit na Nintendo 3DS.
Impacto da experiência:
4 em 5

Clique para ver a imagem em tamanho original

Resident Evil: Revelations

O vídeo de Resident Evil: Revelations também já não era novidade e também não foi a ver pelo ecrã da Nintendo 3DS que conseguimos descobrir se algumas das imagens eram realmente in-game ou também cinemáticas. Mesmo assim, o impacto com o 3D está bastante bom e se os gráficos utilizados em algumas sequências forem mesmo in-game, então este é o jogo que mais se aproxima da geração actual.
Impacto da experiência:
3 em 5

Clique para ver a imagem em tamanho original

Legend of the Guardians: The Owls of Ga'hoole

Por último, falta falar de Legend of the Guardians. Tendo em conta que a vai ser possível ver filmes na Nintendo 3DS, o trailer do novo filme de animação da Warner Bros. teve realmente um grande impacto, parecendo que estávamos a ver um filme no cinema mas sem qualquer tipo de óculos, o que é deveras impressionante.
Não é certamente o mesmo que ver o filme no grande ecrã, ou mesmo numa televisão HD, mas foi uma uma boa surpresa.
Impacto da experiência
4 em 5

Clique para ver a imagem em tamanho original

Com 70 jogos já em produção e um bom line-up a ser criado a Nintendo 3DS promete ter um arranque em grande força, sendo que a consola deve chegar às lojas até Março de 2011.
ferreira3000
Enviado por ferreira3000
Membro desde
30 anos, Evora
label