Os segredos por trás de Starcraft, Diablo e World of Warcraft

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Se preparando para a visita aos estúdios da Blizzard, o MSN Jogos preparou um especial sobre os quase 20 anos da empresa.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9DMi9CREIzQUFGRkE5MjEwMUVBODRFNzgyMjY0NTBCQy5qcGc=

Mistério, falta de prazos e perfeccionismo sempre fizeram parte do cotidiano da casa de "Starcraft", "Diablo" e "Warcraft". Empresa das mais cultuadas no mundo dos games, sozinha a Blizzard talvez não tenha a metade do tamanho de gigantes como a Capcom ou Electronic Arts, mas pelo menos um dos três títulos acima traz boas recordações para nove entre dez gamers, feito que a torna eterna. Desde 2008 a empresa se fundiu com a Activision, numa corporação que leva o nome das duas empresas, mas possuem desenvolvimento distinto.

Sediada na cidade de Irvine, na Califórnia, a desenvolvedora iniciou suas atividades em 1991, ainda conhecida como Silicon & Synapse (lembra daquele cérebro no logo?), que lançou dois games bastante populares nos 16 bits: "The Lost Vikings" e "Rock "n" Roll Racing". Mas a projeção veio após a mudança de nome para "Blizzard", em 1994. Neste ano chegou no mercado o aclamado "Warcraft", estratégia épica em tempo real para PC e Mac. Dez anos depois, um spin off da série, o MMORPG "World of Warcraft", acabaria se tornando maior e mais cultuada ainda.

Ao lado da Westwood Studios (atual EA Los Angeles), a Blizzard se tornou a grande responsável pela popularização da categoria de estratégia em tempo real, padrão que se perpetuou na maioria dos games do gênero desde então. Formada pelos já citados "Diablo", "Starcraft" e "Warcraft", a "santíssima trindade" do esquema "mouse e teclado" se tornou tão bem sucedida que a empresa se dedica somente a eles há mais de dez anos. O mediocre "Justice League Task Force" foi o último game desenvolvido pela companhia fora das três séries, isso em 1996!

Aguardada religiosamente, a anunciada sequência de "Starcraft" promete abalar as estruturas do mercado em 2010, além de "Diablo III", que já está em desenvolvimento, sem data de lançamento prevista, algo comum na história da empresa. Só que se a Blizzard não define prazos, é exatamente pela sua obrigação de entregar simplesmente o que há de melhor em games. Também pudera, a estimativa média de espera entre uma sequência e outra das séries é de cinco anos!

Para mostrar e entender como funciona essa fábrica de obras primas a equipe do MSN Jogos tem viagem marcada para Irvine, à 65 km de Los Angeles, para visitar a sede da Blizzard. Então, além dessa matéria especial sobre a companhia e suas séries de sucesso, durante a semana que vem o MSN Jogos terá diariamente várias matérias exclusivas sobre a cultuada desenvolvedora, e principalmente novidades sobre o lançamento de "StarCraft II".

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9GMS80NTQyMjg2RTZCMjhFMDIxNTY2REM5MzQ4NzJDNDEuanBn

Até 1998, a série "Dune" era a referência em estratégia de ficção científica. Outros games tinham seus méritos, mas nenhum era absoluto quanto a franquia baseada na obra de Frank Herbert. O lançamento de "Starcraft" ironicamente jogou areia no império de "Dune". Jogabilidade e gráficos inovadores e o multiplayer seminal foram os responsáveis pela vitória do game da Blizzard.

Números da própria empresa apontam o crescimento de 800% da Battle.net " serviço de multiplayer online após o lançamento do game. O sucesso da comunidade online motivou a venda de mais de 11 milhões de cópias de "Starcraft" até hoje. A influência do título é tanta que vários servidores se mantêm ativos atualmente, feito para poucos.

Simples mas revolucionária, a proposta dinâmica dos RTS's havia se tornado um padrão depois do sucesso de "Warcraft", também da Blizzard. Em "Starcraft", a fórmula foi melhorada e ficou mais fluída, exigindo maior atenção e habilidade do jogador. Os gráficos pré-renderizados facilitam a interpretação do mapa e das condições de vitória.

Outro ponto inovador, as três raças presentes no game são completamente diferentes entre si e possuem unidades e evolução tecnológica exclusiva, saiba quais são elas a seguir:

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9FNC8zNjkyQ0JCQUExN0IxRkI3NEY4MUQ2REZGMTFELmpwZw==

*Os Zergs são insetos espaciais que se garantem em números: constroem e extraem recursos muito rapidamente, mas são fracos e precisam de um grande números de unidades para causar danos efetivos. Um bom exército Zerg toma proporções semelhantes às batalhas da Idade Antiga, com muitas unidades em campo.

* Os Protoss possuem as unidades mais fortes, boa capacidade de defesa e o armamento mais destrutivo. Porém construir bases ofensivamente efetivas custam caro e levam muito tempo. Devido ao alto nível de estratégia necessário para criar chances de ataque, os Protoss são recomendados aos jogadores mais experientes.

*Os Terrans constituem a raça mais equilibrada em "Starcraft". Suas unidades possuem maior mobilidade e facilitam o ataque a curta e média distância, devido às chances de se defender mais rapidamente. Na maioria dos casos, não é necessário ter muita estratégia para atingir as condições de vitória.

Viceral, "Starcraft" passou do status de "mania" para a condição de ocupação. Na Coréia do Sul existe um agitado circuito profissional do game, com grandes patrocinadores e premiações equivalentes. O nível de competição e interesse é tão expressivo que nesse mês, escândalos de combinação de resultados agitaram a comunidade sul-coreana (em inglês).

Desde o anúncio oficial da Activision Blizzard para o "Starcraft II: Wings of Liberty", os fãs aguardam ansiosamente pelo dia 22 de maio. Algumas propagandas na Ásia apelidaram o lançamento do game de "Dia D", em referência ao evento de mesmo nome da 2ª Guerra Mundial, no século passado. Mais detalhes serão completamente saciados na semana que vem, quando nós, do MSN Jogos, ficaremos sabendo dos novos detalhes de "Starcraft II" e, se os Protoss quiserem, testaremos o game!

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS8xMy83NzNFNEMxN0MxQjE0OEEzOUJGODczMjVEMTI2Ri5qcGc=

Estremecer toda a base dos adeptos de ação e RPG, deixando-os alvoroçados e ansiosos, não é tarefa fácil. Porém, alguns games têm títulos de realeza, que impõem sua tradição no gênero e seu passado de conquistas. "Diablo III" é um destes grandes que pode chamar atenção até do gamer mais casual, simplesmente por ter seu nome sussurrado um pouco mais alto. Se você não conhece esta parcela de RPGs de ação, basta imaginar que "Diablo III" é a continuação de um dos RPGs mais esperados de todos os tempos. Lançado originalmente em 1996, para PC, o game conquistou milhares de fãs no mundo todo, pois conseguiu, de maneira divertida, misturar estratégia com muita pancadaria. No primeiro jogo da franquia, o objetivo do conto interativo é acabar com o mal causado pelo demônio chamado Diablo, que leva o nome do jogo, na pequena cidade fictícia de Tristam.

Para alegria dos fãs, a Blizzard lançou com uma nova aventura: "Diablo II", em 2000. E, desta vez, o Senhor das Trevas está completamente enfurecido e com sede de vingança, por ter sido derrotado durante a história do game anterior (claro, culpa sua). Agora, depois de quase nove anos de espera, ele volta a dar as caras, e não está para brincadeira...

Jeitinho Blizzard de ser

Com uma data de lançamento marcada para "quando estiver pronto" e "de um jeito que nos agrade" - coisa bem comum a todos os títulos criados na Blizzard, "Diablo III" promete várias alterações, porém usando a fórmula de jogabilidade que se fez consagrada em games anteriores.

Assim como a qualidade, a narrativa é importantíssima para o estúdio, que sempre cria mitologias próprias. Aqui o roteiro se passa 20 anos depois dos fatos acontecidos em "Diablo II". Os três demônios " Mephist, Diablo e Baal " foram derrotados, porém a paz do mundo, materializada por uma pedra chamada WorldStone, foi destruída. Vale lembrar que essa pedra significava o equilíbrio na terra, pois ela isolava tanto a realidade do inferno quanto dos céus. Logo, o mal se vê livre para ameaçar mais uma vez o vilarejo de Tristram.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS83Ni9DREM5NjM1QTE1NjkwNUE5REE4NzBDN0Q0RkJGMS5qcGc=

O sistema de missões também passa por alterações, já que, agora, o herói poderá fazer parte de até cinco classes diferentes, cada qual com suas missões específicas. Isso tudo sem falar no diferencial em equipamentos, habilidades e experiência. Entre as classes, duas delas já foram divulgadas: Barbarian e Witch Doctor.

E os nomes são bem explícitos; o primeiro trata-se de um guerreiro focado em distribuir danos, infiltrando-se no meio de lugares repletos de inimigos. O segundo convoca cães que explodem no momento da morte, constrói paredes de mortos-vivos para se proteger, e tem toda uma gama de feitiços com diversos efeitos, como convocar insetos venenosos ou caveiras explosivas. Todas as classes têm versões masculinas e femininas, mas isso não modifica em nada no desempenho do personagem. Claro, meninas podem ser tão forçudas quanto, oras.

"Diablo III" promete uma vasta personalização dos guerreiros. Porém, sua mecânica deve ser muito semelhante aos jogos anteriores, ou seja, a câmera estará no alto do cenário, e você controla seu personagem em visão panorâmica.

Porém, a Blizzard optou por um cenário completamente 3D, e com opções de interatividade, como por exemplo, ao derrubar uma parede, ela pode cair sobre os inimigos e causar danos a eles. Algumas masmorras terão labirintos gerados aleatoriamente. E para controlar o herói, como de praxe na série, você só precisa usar o mouse, nada de ter que decorar milhares de comandos.

Prepare-se para afiar seu machado

E como em qualquer jogo de RPG: evoluir é algo necessário. Seu personagem ganha experiência após acumular pontos " vencendo batalhas e completando desafios. Os pontos podem ser gastos em um esquema basicão de RPG, em atributos como força, magia, destreza e vitalidade.

O bacana é colocar isto na prática com mais amigos, afinal o modo multiplayer vem com possibilidade de jogar em coop. Isso significa que outros jogadores poderão entrar no seu jogo, quando bem entenderem " óbvio que sem atrapalhar o andamento da sua partida. Além disso, o serviço Battle.net está sendo preparado para suportar o novo jogo.

Comece a afiar seu machado e polir seu cajado, afinal "Diablo III" promete chacoalhar as fundações dos RPGs de ação e ainda te dar uma desculpa pra degolar demônios mundo afora.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9GQi85QkNDODg5ODNCRTA0OTNDQUIxNDI5MTk0Q0QxOUQuanBn

"World of Warcraft" é um dos mais populares MMORPG, com mais de 11 milhões de jogadores em todo o mundo. O jogo online de ação e aventura que se passa no fantástico mundo de Azeroth, foi introduzido no primeiro jogo da série "Warcraft: Orcs & Humans", em 1994.

Legal lembrar que em 2007 vídeos publicitários de "World of Warcraft" convocaram nomes fortes de vários países nos quais a campanha foi vinculada, entre eles, Jean-Claude Van Danme, William Shatner, Verne Troyer e até o Mr. T! Ozzy Osbourne e Steven Van Zandt, do seriado "The Sopranos", se tornaram garotos-propaganda logo em seguida.

"Wow" já teve algumas expansões já lançadas no decorrer de seus anos de vida: "The Burning Crusade" e "Wrath of the Lich King". E ainda este ano chega a mais nova expansão: "World of Warcraft: Cataclysm", que já tem disponível sua versão beta correndo no serviço Battle.net. Um salve à Blizzard, ela merece!

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,