Review: DJ HERO - A nova franquia musical da Activision chega com tudo. Som na caixa, DJ

#Notícia Publicado por Halsen Valsen Varralsen, em .

Os jogos musicais estão tendo um enorme sucesso no mundo dos games ultimamente. Rock Band e Guitar Hero dominam o mercado, e é difícil encontrar algum jogador que ainda não provou ser um rockstar dos consoles, pelo menos por alguns minutos. Depois da introdução da bateria e do microfone nas séries, além das usuais guitarras, estava ficando cada vez mais difícil propor uma novidade aos jogadores. E o que estamos vendo é o mesmo estilo de jogo, mas com músicas diferentes. Basta confrontar as várias versões de Guitar Hero para entender o que eu estou falando: mudam as músicas, mas o jogo é praticamente o mesmo. Ainda mais porque não tem muito o que ficar inventando nesse tipo de jogo, não é mesmo?

Errado! E foi a partir dessa idéia que a Activision decidiu tentar uma outra estrada. Dessa vez, ao invés do bom e velho Rock'n Roll, são os DJ's que dão o espetáculo!

Discoteca cheia, agora é com você DJ!

A primeira coisa que chama a atenção em DJ Hero é o controle. Se as guitarras e baterias dos jogos de rock chamavam a atenção, o controle de DJ Hero não ficaria atrás. O controle, totalmente wireless, reproduz perfeitamente uma parte do equipamento de um verdadeiro Disc Jockey. Composto na parte direita de um toca discos, ou também chamado "pick-up", o controle reproduz perfeitamente um vinil com três botões em cima (nas cores verde, vermelho e azul), além de incluir, no lado esquerdo, o crossfader, o botão de Pitch e o botão "euforia" (fique tranquilo, vou explicar cada um deles mais pra frente). E o nosso controle ainda possui, na parte superior, um espaço coberto por uma tampinha onde se encontram todos os botões do joystick normal do console. Tudo muito bem feito e bonito. O controle também pode ser desmontado para guardar ou para facilitar o transporte e é alimentado por 2 pilhas pequenas.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdGFydHNlbGVjdC5jb20uYnIvVXBsb2FkZXIvZGF0YS9BcnRpZ29zL1Jldmlld3MvREolMjBIZXJvL2RqJTIwaGVybyUyMDEuanBn

Vale ressaltar que a versão "Renegade" do game vem com uma malinha em metal com o logo DJ Hero, que possui quatro "pezinhos" para transformar esta mala em uma mesa de suporte para a pick-up. Além disso, conta com um cd duplo exclusivo do Eminem e Jay-Z. Além disso, a pick-up da versão Renegade é preta e tem os botões em metal na cor ouro, tudo muito bonito e bem acabado.

Como acontece com Guitar Hero, o gameplay de DJ Hero permite a todos que se divirtam logo de cara graças a um completíssimo tutorial que, com poucas lições, consegue explicar tudo aquilo que o jogador deve saber para virar o rei das discotecas. Entendendo o gameplay Quando começa o jogo, o importante é manter os olhos no disco que gira na tela e utilizar o controle para reproduzir o movimento certo na hora certa. O disco possui três linhas bem visíveis ao jogador, sendo a da esquerda e a da direita (botões verde e azul) as duas musicas que serão mixadas e a linha central (botão vermelho) é dedicada aos efeitos que dão aquele efeito todo especial ao nosso remix. Exatamente como acontece em Guitar Hero temos que apertar os botões quando eles chegam na parte baixa da tela ou, quando a musica pede, manter o botão apertado e fazer o famoso scratch, girando o disco pra trás e pra frente, próprio como um DJ.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdGFydHNlbGVjdC5jb20uYnIvVXBsb2FkZXIvZGF0YS9BcnRpZ29zL1Jldmlld3MvREolMjBIZXJvL2RqLWhlcm8lMjA1LmpwZw==

Quando a musica da direita ou da esquerda mudam de direção com um ângulo a 90°, temos que usar o botão do Fader na direção e no tempo certo, eliminado o áudio da música que está rolando no lado oposto. Um simbolo amarelo indica quando podemos usar o Pitch que modifica o volume dos graves e dos agudos na música. O botão Euforia é o famoso Star Power do Guitar Hero, e, além de duplicar os pontos que estamos recebendo durante o mix, faz com que o Fader seja feito automaticamente durante todo o período "eufórico" do nosso DJ. Para obter a "euforia", temos que executar os movimentos sem errar, enquanto ela vai carregando, igual à barra star power do Guitar Hero e, quando está cheia, o botão começa a piscar no controle.

Dependendo da dificuldade do jogo, esses movimentos básicos começam a ficar cada vez mais complicados, como o Scratch que tem que ser feito na direção certa indicada pelas setas no disco, e não apenas fazer para trás e para frente. Já os toques rápidos no crossfader devem ser executados com precisão e velocidade. Além disso, há também o Rewind, que fica disponível completando uma longa seqüência de movimentos sem cometer erros e, quando o botão com o simbolo do Rewind acente (duas setinhas para a esquerda), podemos girar o disco pra trás em 360° ou 720° e repetir os últimos movimentos com o dobro dos pontos.

Som na caixa, DJ!

O menu principal é bem completo e com ele temos acesso a todos os 93 mixes presentes no game. Todas as músicas são bem conhecidas, principalmente para quem curte este gênero de música, e alguns mixes foram feitos exclusivamente para o jogo. Os mixes foram divididos em seções de 3 ou 4 músicas por gênero, ou por Disc Jockey e, para ir liberando-as, temos que ir ganhando estrelas durante o jogo. Quanto melhor é a nossa performance no toca discos, mais estrelas ganha o nosso DJ.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdGFydHNlbGVjdC5jb20uYnIvVXBsb2FkZXIvZGF0YS9BcnRpZ29zL1Jldmlld3MvREolMjBIZXJvL2RqJTIwaGVybyUyMDQuanBn

Ao acumular estrelas, além de liberar novos mixes, liberamos também novos locais para nossas apresentações, novos personagens, roupas, fones de ouvido, decks e skins para os decks. Pecado não passar disso, jogar para liberar coisas novas. Uma modalidade single player com uma carreira para seguir como existe em Guitar Hero, ou melhor ainda, como em Rock Band (insuperável neste ponto de vista) com alguma história entre as apresentações do nosso DJ virtual seria muito bem vinda e com certeza deixaria o jogo muito mais interessante.

Algo legal e ao mesmo tempo inútil no game é a possibilidade de poder jogar junto com um amigo na guitarra. Ã legal porque é divertido, e inútil porque das 93 musicas presentes no jogo, apenas 10 podem ser tocadas junto com a guitarra.

O online também faz a sua parte discretamente com dois modos: versus ou cooperativo, cujos nomes dizem tudo.

Os gráficos de DJ Hero são bem parecidos com os de Guitar Hero, ou seja, nada de especial, mas que agradam. Felizmente, os gráficos destes tipos de games não são o mais importante, mas sim o gameplay e o áudio.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdGFydHNlbGVjdC5jb20uYnIvVXBsb2FkZXIvZGF0YS9BcnRpZ29zL1Jldmlld3MvREolMjBIZXJvL2RqJTIwaGVybyUyMDcuanBn

E por falar em áudio, neste ponto o game dá um show. Se você quer dar uma festa, com DJ Hero você pode ficar tranqüilo que a festa é garantida.

E ai DJ, o que rola hoje? DJ Hero é uma nova franquia e seus produtores têm muito o que aperfeiçoar ainda. Assim como Guitar Hero, que melhorou muito nos últimos anos, tenho certeza que o mesmo acontecerá com DJ Hero. O jogo é muito bem feito, divertido e conta com um controle que chama a atenção e faz toda a diferença. A tracklist também impressiona, com 93 músicas e nomes de peso da música internacional, como Eminem, 50 Cent, Rihanna, Daft Punk, Marvin Gaye, Jay-Z, Gran Master Flash, entre outros.

Faltou um modo história bem feito para manter o jogador interessado por bastante tempo, e que não somente quer "brincar" um pouco de ser DJ. Outro fator que poderia ter sido aproveitado era o editing mode, dando a possibilidade ao jogador de mixar livremente as musicas presentes no jogo ou ainda melhor, no HD do console, mas isso provavelmente veremos no futuro da série. Mas tudo bem, não vamos exigir muito de uma série que acabou de chegar e tem muito o que aprender ainda com seu irmão mais velho, aquele... rockeiro.

Review postada por Halsen valsen Varralsen

Halsen Valsen Varralsen
Halsen Valsen Varralsen
, Campinas
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,