CPUs AMD Bulldozer terão recurso similar ao HyperThreading

#Notícia Publicado por SouthFox, em .

A AMD anunciou durante a conferência "Hot Chips" que sua próxima geração de microprocessadores, chamada Bulldozer, terá tecnologia multi tarefa simultânea ("simultaneous multi-threading technology" - SMT), semelhante ao HyperThreading da concorrente Intel.

A empresa não forneceu muitos detalhes sobre seu novo suporte a SMT, somente alegando que estará integrado aos processadores Bulldozer, que serão lançados em 2010. Ã bem provável que a tecnologia da AMD tenha vários conceitos diferentes em relação ao HT da Intel, podendo ser mais parecido com o recurso SMT da Sun Microsystems, que suporta a execução de quatro tarefas simultaneamente em apenas um núcleo físico.

Vale lembrar que, na época do lançamento da tecnologia HT da Intel, a AMD havia alegado que o SMT não era um recurso viável, mas agora admitiu que essa característica será necessária nas futuras gerações de microprocessadores, aumentando significativamente o desempenho.

O Bulldozer é a próxima geração de arquitetura e CPU da AMD, sendo de fato a maior remodelação de arquitetura da empresa desde 2003, quando foi lançado o Athlon 64/Opteron (K8). Ã esperado que esta nova geração tenha uma performance consideravelmente maior que os chips atuais. Vale ressaltar que os Bulldozers terão ainda instruções SSE5.

O primeiro processador para desktops da família Bulldozer é chamado Orochi, e terá mais de quatro núcleos, mais de 8 MB de cache e suporte a memória DDR3. O chip Orochi será produzido utilizando o processo de 32 nanômetros, e finalizado em 2011. Dentre os CPUs para servidores da mesma família estarão o Valencia e Interlagos que terão de seis a oito núcleos.

Jonas
Jonas #SouthFox

''Aos Elogios do Mundo eu Prefiro os Aplausos da Consciência''

, Fortaleza