AHCI: Aprenda a sua importância

#Notícia Publicado por Keanu, em .

Para quem tem PC e já instalou o Windows XP, já deve ter reparado que no início da instalação aparece uma mensagem igual a imagem abaixo:

IMAGEIAoKW2ltZ11odHRwOi8vaW1nMjM3LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjM3LzE5OTIvNjU5Njc0NjEuanBn

[/img]

E para quem não sabe, essa mensagem serve para o usuário utilizar driver de terceiros para uso de tecnologia SCSI*** ou driver de utilização de RAID.

Portanto, vamos agora explicar qual tecnologia via SCSI temos disponibilizado comumente em nossos computadores.

AHCI (Advanced Host Controller Interface)

à uma especificação de interface que permite que o driver de armazenamento ative recursos avançados do Serial ATA, como NCQ e Hot Plug.

>FUNÃÃO NCQ - Native Command Queuing

O Comando Nativo de Enfileiramento também conhecido como NCQ , é um protocolo de comando para dispositivos com o padrão SATA que possibilita ter diversos comandos proeminentes dentro de um driver ao mesmo tempo.

A grande maioria dos HDs SATA atuais suporta o NCQ, onde a controladora utiliza o tempo ocioso, entre uma leitura e outra, para estudar e reorganizar a ordem das leituras seguintes, de forma que elas possam ser executadas na ordem em que seja necessário o menor movimento possível dos discos. Ã como no caso de um ônibus, que precisa fazer um itinerário passando por diversos pontos da cidade. Com o NCQ o motorista tem autonomia para fazer alterações na rota, de acordo com as condições do trânsito, escolhendo a rota mais rápida.

Esta ilustração mostra como o sistema funciona.

IMAGEIAoKW2ltZ11odHRwOi8vaW1nMTQ1LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMTQ1LzgyMDMvbmNxLmpwZw==

[/img]

O HD à esquerda não possui suporte a NCQ, de forma que, ao realizar 4 leituras a setores aleatórios do disco ele precisa realizá-las em ordem, fazendo com que sejam necessários um número maior de rotações do disco. Ã direita, o HD com NCQ usa um atalho para realizar a mesma seqüência de leitura em menos tempo, lendo os setores não pela ordem dos dados, mas pela ordem da rotação do disco, ou seja, fora de ordem.

Na prática, o NCQ pode melhorar a taxa de transferência do HD em até 10% em situações específicas, onde são lidos diversos arquivos pequenos espalhados pelo HD, como durante o carregamento do sistema operacional, ou de um programa pesado, mas faz pouca diferença quando você está transferindo grandes arquivos. De qualquer forma, ele é uma otimização implementada via software, que não aumenta o custo de produção dos discos e não tem contra indicações.

Como o NCQ trabalha

NCQ compreende três componentes principais de funcionalidade. Dentro de cada um deles inclui as potencialidades que aumentam o desempenho e a durabilidade de movimentações de SATA.

- Comando de enfileiramento: Um driver SATA NCQ pode enfileirar comandos e executá-los imediatamente. O driver sabe qual protocolo que deve ser aplicado aos diferentes comandos. Aplica um tag único para os comandos.

- Transferindo dados para cada comando: NCQ deixa o driver ajustar uma operação de "acesso direto à memória" (DMA) para transferência de dados sem intervenção do software do host. O driver controla o motor do "Acesso Direto à Memória", seleciona transferências para minimizar latências, e otimizar o pedido de comando.

- Status de retorno para comandos terminados: O driver retorna um status para comandos terminados. O status do comando é "corrida-livre", que significa que um status para qualquer comando pode ser comunicado em qualquer momento, sem um "handshake" entre o dispositivo e o host. O host e o driver usam um registro de 32-bit para comunicar-se sobre comandos proeminentes, e mantém este registro sempre exato.

Resumindo, o HD desgasta menos, pois vai girar menos do que o usual, de forma mais prática e econômica, aumentando sua vida útil.

>FUNÃÃO HOT PLUG

Comutação hot plug é um recurso suportado pelo AHCI que permite que os dispositivos sejam removidos ou instalados com o sistema em funcionamento. Ou seja, pode-se colocar e retirar o HD do PC sem precisar desligá-lo, pois ele reconhecerá normalmente.

ViRGiLiO
ViRGiLiO #Keanu
, Goiânia
Publicações em Destaque