X-Men Origins: Wolverine: Será o jogo melhor que o filme?

#Notícia Publicado por César Skywalker, em .

Nas últimas semanas a Activision fez um ótimo trabalho divulgando o jogo X-Men Origins: Wolverine. Vídeos demonstraram inúmeros recursos do título, que lentamente conseguiu entrar no radar dos gamers como algo a ser conferido. E descobrimos essa semana que o jogo merece mesmo essa atenção! Esse é um enorme elogio para um adaptação de quadrinhos aos games e um elogio GIGANTESCO para uma adaptação de filme aos games.

Fomos convidados para uma sessão especial de teste do produto nos escritórios da Activision em Santa Monica, Califórnia. Eles nos mostraram uma excelente demonstração da mecânica do jogo e depois nos deixaram jogá-lo durante uma hora e meia - que simplesmente voaram.

Enquanto o filme é um forte candidato a um dos grandes blockbusters do verão, o jogo não passou de uma nota de rodapé por algum tempo. Afinal, era apenas mais um título de um dos gêneros que mais sofrem de má qualidade na indústria dos games. Jogos baseados em filmes geralmente são feitos às pressas e quase sempre o resultado é extremamente negativo. Felizmente, a Activision e a desenvolvedora Raven Software (Marvel: Ultimate Alliance) criaram uma notável exceção.

No momento que a demonstração começou, já ficou claro que o produto estava no forno há algum tempo e que tem estilo de sobra. A sequência começou com Wolverine sendo lançado de um helicóptero por uma explosão em algum lugar da África. Ele cai no chão e logo está enfrentando ondas de resistência inimiga. Os produtores iniciaram a sessão revelando todos os movimentos à disposição do mutante - que são muitos e visualmente impactantes. Mesmo os combos simples disponíveis inicialmente demonstram a habilidade do game de entregar aquela deliciosa violência coreografada a que nos acostumamos pós-Matrix. O mais interessante dos movimentos inicialmente foram os poderosos saltos que Wolverine dá, através de um sistema simples de mira, para atingir outras áreas do mapa. Ele consegue subir desfiladeiros, descê-los ou simplesmente se jogar sobre hordas de inimigos. Como meio de transporte ou ataque, o recurso é igualmente eficaz e belo.

A seguir, vimos algumas das outras mecânicas do jogo, como o sistema medidor de "Raiva", que permite uma série de golpes especiais, e um chefe de fase, um gigantesco Sentinela. O confronto é bastante épico e tem um desfecho incrível. Encerrada a apresentação, enfim pudemos colocar as mãos no jogo de verdade.

Os controles demandam algum tempo de aprendizado, mas não demora até que você comece a gritar "Oh yeah!" depois de eviscerar alguns malfeitores no melhor estilo do mutante que é o melhor naquilo que faz. A Raven acertou desde o começo, já que mesmo nas primeiras fases do jogo você se sente como uma máquina de matar capaz de feitos incríveis. E quando você começa a cansar, logo surgem as chances de aprimoramento com novos combos e movimentos.

Há, porém, uma evidente comparação que deve ser feita baseada nas nossas impressões iniciais: Wolverine almeja ser uma versão super-heróica de God of War. Mas pensemos como desenvolvedores por um minuto: Se você tem o desafio de criar um game de Wolverine que funcione para o público de hoje que consome games de ação, por onde começaria? As pedras ensopadas de sangue do Monte Olimpo parecem um ótimo lugar. Na verdade, eu tenho quase certeza que ouvi um dos representantes da Activision comentando algo - mas quando tirei meus fones de ouvido ele rapidamente desconversou....

Ainda que tenhamos passado apenas 90 minutos com o game, a impressão que ficou é que a Activision conseguiu o que é raramente atingido: criar uma adaptação de filme que não parece feita às pressas apenas para aproveitar o lançamento do longa-metragem, mas um jogo de ação de qualidade, em que o tempo de desenvolvimento (dois anos e meio) aparece nas telinhas.

O jogo mostrará o mutante desde sua fuga das instalações do Projeto Arma X até as florestas da África e além. As plataformas de lançamento serão o Xbox 360, PlayStation 3, PCs, Nintendo Wii, Nintendo DS, PlayStation 2 e PSP e o jogo será lançado em maio, juntamente com o filme da 20th Century Fox. O quadrinista Marc Guggenheim escreveu o roteiro.

César Skywalker
César Skywalker

May the Force be with you, always!

, São Paulo
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,