Aumento nas vendas e um novo público podem impulsionar indústria, diz Ubisoft.
Games como 'Assassin's creed' aumentaram receita da empresa em 36% em 2008.
'Rainbow six Vegas' faz parte da franquia 'Tom Clancy' de jogos militares da Ubisoft
O ano de 2008 dificilmente será tão lucrativo para a indústria de games como 2007, ano que teve sucessos como "BioShock", "Call of duty 4" e "Super Mario Galaxy". Mas o ápice para os produtores pode chegar já em 2009 - essa é a teoria de Laurent Detoc, presidente da produtora Ubisoft para a América do Norte.
"Vai ser difícil mostrar força financeira ainda maior, porque o ano passado foi muito bom", disse Detoc, quando questionado se 2008 seria tão bom quanto 2007.
A Ubisoft é a maior produtora de games da Europa e tem títulos como "Assassin's creed" e jogos com temas militares, como "Rainbow six Vegas", criados em parceria com o autor de thrillers políticos Tom Clancy. A empresa anunciou no mês passado que sua receita fiscal em 2008 aumentou em 36%, indo para US$ 1,5 bilhão.
Detoc disse que os fabricantes de consoles --Nintendo, Microsoft e Sony -- estavam posicionados para vender mais hardware que nunca, um possível volume de 36 milhões de unidades apenas este ano. "E não acho que este deve ser o pico. O pico pode chegar no ano que vem", afirmou ele.
Um novo público
Detoc se pronunciou um dia antes de o grupo de pesquisa NPD anunciar os números de abril para a venda de games nos Estados Unidos. As vendas de hardware, software e acessórios de videogames subiram 43% em 2007, e o setor já vem sentindo o ímpeto este ano, com as vendas de março 57% mais altas do que as do período em 2007.