Análise Pro Evolution Soccer 2009

#Notícia Publicado por Faço.q.Posso, em .

Análise

Pro Evolution Soccer 2009

Gênero(s):

Esporte

Fabricante:

Konami

Distribuidor:

Konami

Plataformas:

PC

Playstation 3

Xbox 360

Apresentação

8.0

Jogabilidade

8.0

Gráfico

8.5

Som

8.0

Diversão

8.0

Jogo traz novidades e corrige diversos erros das versões anteriores

Não é inteiramente uma contradição esta reedição anual dos tradicionais e resistentes simuladores virtuais de futebol. Aliás, cada final de temporada, requer inevitavelmente uma reformulação nos jogos e é isso que acontece em PES 2009.

Confira os fatos!

Todos sonham em ser o novo Kaká, mas o importante é desenvolver o estilo próprio de futebol, habilitando com experiência as capacidades técnicas cujo potencial precisa ser despertado. Tudo começa da raiz; a personalização física (rosto, tronco e envergadura), capacidades técnicas e ocupação no terreno são os parâmetros alvo de edição logo no início. E com uma fotografia nossa inserida no jogo até é possível encontrar um afeto visual no meio dos companheiros digitais.

Inserido de início entre os reservas, o método de progressão começa pelo jogo treino até à integração ao time titular. A seleção nacional representa o sonho de qualquer jogador, mas há sempre os campeonatos cobiçados, e suas coleções obrigatórias, como a taça dos clubes campeões europeus, por exemplo. Depois é preciso somar os pontos para que em pouco tempo os clubes de média dimensão despertem um possível interesse.

Com sentido de jogo coletivo a opção para o sucesso é procurar espaços livres para receber a bola. Sem possibilidade de requisitar um passe a melhor forma de participar no jogo é ocupar a posição em campo e executar permanentes desmarcações para receber a bola em boa posição. No caso de um médio volante podem surgir bons momentos quando se abre o jogo para as laterais, espalhando perigo na área adversária e depois fechar a jogada com um gol marcado de cabeça após cruzamento. As intervenções, quando facilitadas para o desenvolvimento do jogo são úteis e há uma boa sensação de ligação ao desenvolvimento da jogada, mas muitas vezes também é frustrante passar alguns períodos de jogo afastado da bola.

Este modo de jogo une-se ainda com a função on-line de PES 2009 através da opção Estrelas, numa ligação que garante mais três jogadores em campo na mesma equipe, sendo possível no final apanhar os tão desejado ponto de progressão. Claro que a postura em campo do jogador é relevante para o desenvolvimento dos diversos parâmetros e estatísticas. Mais corrida, passe curto e rápido e menos habilidade técnica é possível que a certa altura o jogador deixe de ter características que o definam como médio volante e possa servir mais como um jogador pelas laterais.

Outra grande novidade é a inclusão da estrutura oficial da Liga dos Campeões com toda a apresentação bem ao jeito da UEFA. Do ponto de vista da organização e direitos cedidos, jogar a liga dos campeões é sempre apelativo e encorajador, mas fica um certo amargo por se apurar que os clubes são escolhidos aleatoriamente para os grupos sem qualquer conexão com os verdadeiros representantes da atual temporada. Apesar disso, é um momento alto de PES 2009 chegar à final da competição europeia de clubes e conquistar o tão sonhado troféu.

Com assinatura renovada a Master League representa uma dedicação a fundo a partir de um clube, mas não são primordiais as alterações. Com uma interface mais simples de seguir, as contratações de jogadores estão melhores e a negociação salarial será um fator importante se quisermos deixar um jogador empenhado e competitivo em campo. No mais a estrutura permanece algo similar à das temporadas passadas, o que pode deixar algum desapontamento. Como vem sendo habitual na série PES podem contar ainda com a taça europeia, africana, asiática, sul americana e mundial de seleções.

YjY2aUZLYVZUdE0=

Pro Evolution Soccer 2009 [Champions League Trailer]

Mas o relevante neste jogo é necessariamente a jogabilidade, até porque foi a partir dessa base que se fez o simulador por excelência das partidas de futebol durante anos, sempre com uma boa vertente técnica e controles bem acima da média. A entrada para a nova geração de consolas foi com PES 2006 para o Xbox 360, algo limitado, e mesmo na época, algumas falhas na animação dos jogadores prejudicaram a desejável fluidez das partidas.

Para o PES 2009 a equipe de produtores refez o motor da física de jogo e acrescentou novos aspectos nas movimentações sem bola, remate contra a direção do vento e condição do terreno de jogo. No caso das movimentações sem bola é possível observar o apoio e solicitação de passes de jogadores melhor preparados para atingir o gol. Eles fazem desmarcações, procuram os espaços livres e acenam com a mão. Os passes curtos, passam a ser executados através do d-pad e mesmo os dribles e fintas sobre as defesas podem ser feitos facilmente.

A bola salta com mais naturalidade e tantas vezes pode ser levantado por um jogador para fazer um chuta à gol com os pulmões cheios de ar, ou então para passar por cima de uma perna esticada do adversário. Até nas cargas de ombro se alcançou o ponto de escutar um jogador reclamar, num grito pelo tronco arqueado, o pesado encosto que o atirou ao chão. A bola não é indiferente às diversas condições do terreno e muitas vezes um passe mais longo é travado pelas poças de água que se acumulam em certas zonas do campo.

De certo modo a dinâmica de jogo está melhorada e as jogadas geram-se com maior imprevisibilidade. Entre ressaltos e bolas perdidas na área gera-se tantas vezes um certo pânico inesperado. Com a defesa mais sólida e sempre propensa para fechar os espaços torna-se difícil repetir a mesma jogada em situações mais arriscadas com bolas pelo ar e cruzamentos para superar alguma dificuldade. Contudo o movimento de circulação dos jogadores não é ainda natural quanto seria desejável. Outras vezes os jogadores afastam-se da bola quando era pedido uma marcação cerrada. Ainda assim, e na margem da liberdade para o esquema de jogo, PES está melhor e marca uma evidente diferença perante as evoluções da temporada passada.

As animações estão mais fluídas e os movimentos técnicos acusam realismo. Felizmente as quebras de "frame" desapareceram possibilitando uma discussão das partidas na raça. As técnicas e estilos dos jogadores mais cotados no plano real estão devidamente animadas.

As diferentes condições climáticas, apesar de justificarem uma abordagem num terreno de jogo adulterado pela água ou neve, introduzem nuances no sistema gráfico, mais realista e vivo, particularmente notório através das diferentes incidências da claridade solar sobre o gramado. Disputar um jogo com um sol de fim de dia deixa uma luminosidade alaranjada enquanto nas arquibancadas o escuro vai ganhando espaço.

São vinte os estádios presentes nesta edição de PES, bem detalhados, coloridos, em grande contraste, dando a impressão de uma estrutura muito sólida e imponente. Infelizmente, persiste uma falha de ocupação nas arquibancadas o frenesim de bandeiras e apoio deveria ser mais evidente, faltando os cânticos específicos dos grandes clubes apesar de neste caso ser possível recorrer ao editor para importar apoios exclusivos.

As partidas on-line são disputadas com um ritmo desejado. A existência de "lag" foi atenuada drasticamente e ainda que ocasionalmente seja evidente um efeito de arrastamento em alguns jogadores, as partidas decorrem em bom ritmo, como se estivéssemos jogando contra outro amigo sentado ao nosso lado. Ã possivel também jogar com quatro jogadores em campo pela mesma equipe.

No final tudo volta às origens, e podemos dizer que PES 2009 corrige boa parte de suas falhas anteriores, mas que também traz muito de sua mecânica antiga sem muitas surpresas. E para quem quer progredir, é inevitável que muita coisa seja mudada, porém, este é o melhor PES já lançado. Vale a pena conferir!

Vinicius
Vinicius #Faço.q.Posso

FacO Q pOssO

, GuarulHos cIty
Publicações em Destaque