Top Spin 3 - Super Realismo

#Notícia Publicado por Alan Bessa, em .

O tênis como na vida real

São poucas as simulações de tênis no mercado, e ainda menos as que conseguem oferecer uma experiência condizente com o desporto real. Top Spin veio dar um abanão no domínio de Virtua Tennis, e o terceiro jogo vem vincar ainda mais a posição cimeira desta série da 2K Games. Difícil mas compensadora, a jogabilidade não está ao acesso de qualquer fã, mas merece as horas de dedicação.

A primeira sensação é erradamente desanimadora. Fica a idéia de que os atletas são muito pesados, não respondem aos nossos controlos, e raramente executam uma jogada como desejamos. Antes da frustração se instalar é mesmo obrigatória uma passagem pela escola Top Spin, que é como quem diz o tutorial. Aprender os movimentos básicos, as manias dos tenistas e os golpes especiais, tudo para que não façamos triste figura perante algumas das potências do tênis mundial, não só atual, como também algumas lendas: Boris Becker, Monica Seles e Bjorn Borg. Os seguidores da modalidade têm o usual (mas neste caso escasso, apenas duas dezenas) elenco de famosos, tanto masculinos (Roger Federer, Andy Roddick) como femininos (Maria Sharapova, Svetlana Kuznetsova), acompanhados de alguns atletas fictícios, mas lamentarão sobretudo algumas ausências de vulto - as irmãs Williams e as actuais duas primeiras classificadas do ranking WTA, Ana Ivanovic e Jelena Jankovic. Isto para não falar na nossa brilhante Michelle Brito, a jovem de 15 anos que anda a subir no ranking de uma forma fulminante, mas que naturalmente ainda não está numa posição que lhe garanta a passagem a videojogo. Quem sabe daqui a uns anos tenhamos algo de que nos orgulharmos nos jogos de tênis.

O timing e o posicionamento são tudo em Top Spin 3. Ã dominando estas artes que conseguiremos provar o valor no court, executando na perfeição jogadas que de outra forma sairiam goradas. Há que premir o botão de resposta o tempo suficiente para dar a força que pretendermos à bola e soltá-lo no momento ideal, que é sensivelmente quando a bola bate no solo. A posição do tenista terá de ser bem analisada consoante o ataque do adversário e o estilo de resposta desejada, para que a execução saia nas condições perfeitas. Um pouco de treino irá evitar as respostas despropositadas e em esforço, que nos fazem perder preciosos segundos a recuperar a posição.

Sendo o modo principal a carreira, nenhum dos atletas de topo terá a nossa atenção senão quando estivermos a insultar de viva voz a sua destreza no court. Ã condição essencial a criação de um avatar, o jogador que iremos levar pelos torneios um pouco por todo o mundo, exibindo a qualidade e superioridade conquistada com muito suor. Isto apenas depois de muitos sets perdidos, muitos pontos de experiência conquistados e que iremos distribuir pelas suas diversas habilidades. O aumento das suas estatísticas é um dado fundamental para termos sucesso, mas a estética é outra coisa que não poderá ser descurada, graças ao interessante editor. Com ele podemos modificar diversos parâmetros que vão desde a compleição física até adornos como tatuagens, grito de esforço, animações ou equipamento, com a possibilidade de posterior aquisição de novas peças de marca nas lojas. Estas últimas são meros bónus visuais, não modificando em nada o nosso desempenho. Pena é que não tenhamos total controlo sobre as variações físicas, apenas dispomos de algumas predefinições que conjugamos para obter um bom resultado final.

Se quiser ler mais sobre a notícia, entre no link da fonte.

Alan~
Alan~ #Alan Bessa
, Santo André/SP
Publicações em Destaque