[GDC08] Jogos não valem pelo tamanho

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Uma das primeiras sessões da Game Developers Conference deste ano foi realizada por três produtores de videojogos indie. Kelle Santiago da thatgamecompany (flOw), Jon Mak da Queasy Games (Everyday Shooter) e Pekko Koskinen da finlandesa Playsign reuniram-se para discutir sobre variados tópicos relativos à indústria e os métodos usados para avaliar os próprios videojogos.

Reflectindo sobre tais métodos, Kelle Santiago afirmou: "Os jogos, em grande parte, são experientes e - mais importante que isso - medidos linearmente. O jogo X é melhor que o jogo Y porque o jogo X é de 20 horas, enquanto o jogo Y é bastante bom mas é só de 10 horas. Os jogos Sandbox vêem-se como um valor acrescido, porque ele duram 'para sempre'. Um exemplo é Katamari Damacy, que foi um valor a $20 [aqui, Kelle faz uma comparação entre a imensa longevidade de Katamari e o seu preço reduzido]. As análises qualificaram-no como um jogo curto, mas eu acho que não estou sozinho quando digo que gastei mais horas em Katamari Damacy do que em God of War II - eu gosto muito de God of War II, já agora - mas o que estou a dizer é que já não é apropriado medir a qualidade ou o valor de um jogo desta forma."

Face a esta longevidade de que Kelle Santiago fala, John Mak considera que "não tem a ver com as vezes que jogas um jogo. Tu podes jogá-lo uma vez e esse jogo ficar na tua cabeça o resto da tua vida. Para mim, isso conta como 'replay ability'."

Entre outras coisas, destaca-se também a ideia de Mak, quando afirma que a jogabilidade de Guitar Hero "não presta", sendo que o jogo é bom, porque ao pressionar o botão correcto no momento correcto, oferece ao seu utilizador música rock.

A sessão ficou marcada por algumas outras considerações um tanto ou quanto obscuras destes três produtores, e se tiverem curiosidade de "entrar nas suas mentes", podem consultar este endereço:

http://www.gamespot.com/news/6186203.html?tag=top_stories;title;0

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,