Rockstar vence em apelação no caso "Manhunt 2"

#Notícia Publicado por Vinícius Salomão de O., em .

A produtora Rockstar venceu a apelação contra a BBFC, órgão de classificação etária do Reino Unido, que baniu o jogo "Manhunt" da região por duas vezes.

Por quatro votos e três, os membros da Video Appeals Committee deram ganho de causa à produtora. Por ora, a BBFC estuda seu próximo passo: ou classifica o game (com o selo "maiores de 18 anos", provavelmente) ou recorre à Alta Corte do país.

"Não faremos uma decisão até virmos o julgamento impresso, o que esperamos para essa semana", disse Sue Clark, porta-voz da BBFC.

Já a Rockstar declarou: "Estamos comprometidos em fazer entretenimento interativo de qualidade, e também fazer marketing de nossos produtos de forma resposável e dando suporte a uma classificação etária eficiente". "Estamos felizes que a decisão da VAC reconheceu que 'Manhunt 2' está dentro dos limites estabelecidos para outros entretenimentos para maiores de 18 anos", completou a produtora.

"A BBFC rejeitou 'Manhunt 2" por duas vezes baseado nas mortes variadas e cumulativas", disse David Cooke, diretor da BBFC. O jogo foi banido tanto em sua forma inicial, que mostrava todos os detalhes das mortes violentas, como na versão "atenuada".

"Reconhecemos que a rejeição é um passo sério, no qual o desejo das distribuidoras de vender os jogos e dos jogadores em comprá-los deve ser equilibrado com o interesse público, incluindo toda gama de possibilidade de prover riscos a indivíduos vulneráveis e a qualquer criança que possa ser exposta por engano a tais jogos".

"Esses julgamentos equilibrados são inevitavelmente complexos e multifacetados, e só o fazemos depois de muitas considerações cuidadosas do conteúdo da obra", finalizou.

Apesar de toda controvérsia, "Manhunt 2" tem enredo e desafio que não supera os do primeiro game. A violência é pesada, mesmo com um filtro que impede ver as cenas mais intensas dos assassinatos.

UOL Jogos

Vinícius
Vinícius #Vinícius Salomão de O.

Omae wa yowai...