Manhunt 2 - uma grande polêmica

#Notícia Publicado por NightStalker, em .

O órgão americano NAMI (Aliança Nacional por Doenças Mentais, na sigla em inglês) condenou o jogo adulto Manhunt 2, do estúdio Rockstar Games, por retratar doenças mentais de maneira irresponsável.

Segundo o site GamesIndustry.biz a instituição pediu para que o jogo fosse recolhido das prateleiras ou modificado, e que as lojas se recusassem a vendê-lo.

Manhunt 2 narra a história da dupla Daniel Lamb e Leo Kasper, presa em um sanatório de onde precisa escapar.

"Ainda que algumas pessoas possam considerar Manhunt 2 como apenas um jogo, este infelizmente perpetua e reforça percepções cruéis e imprecisas de que pessoas que vivem com doenças mentais são necessariamente violentas", acusou o diretor executivo da NAMI, Mike Fitzpatrick.

Fitzpatrick diz que a preocupação com a violência do título existe, porém até agora não foi estendida para o fato de que afeta 54 milhões de pessoas nos Estados Unidos que vivem com problemas mentais sérios. "Não somos a favor de censura, mas pedimos pelo exercício responsável dos direitos criativos quando assuntos sérios de saúde pública estão em foco", acrescentou.

Criticar o jogo não é exclusividade da NAMI: Manhunt 2 foi proibido na Inglaterra e recebeu uma classificação que impossibilitava que fosse vendido nos Estados Unidos. Porém, o jogo foi alterado e conseguiu receber uma classificação mais branda, sendo lançado em território americano. Na Inglaterra o título continua proibido.

Para o senador californiano Leland Yee a classificação anterior devia ser retomada e a FTC deveria investigar tanto a Rockstar quanto a ESRB, órgão que classifica títulos nos Estados Unidos.

A recomendação do senador é que os pais não comprem o título para suas crianças: "Ã imperativo que os pais evitem comprar este jogo para seus filhos e sempre vejam os jogos que suas crianças estão jogando", noticiou o site GamesDaily.

Tags:
NightStalker
NightStalker
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,