A Advanced Micro Devices disse na quarta-feira (06/12) que as vendas em volume do novo chip Opteron de quarto núcleos (que leva o codinome Barcelona) serão atrasadas, para que o processador possa ser aprimorado.
A AMD localizou um bug na memória cache L3 do sistema que causa problemas, disse Phil Hughes, porta-voz da AMD.
Há uma série de correções necessárias para a falha, incluindo uma correção de BIOs que a AMD preparou, disse ele.
A fabricante está trabalhando com parceiros para refinar o chip e prepará-lo para produção no primeiro trimestre de 2008.
Por enquanto, o chip Opteron quad-core é produzido em quantidades limitadas a clientes que possuem sistemas de alta performance, disse Hughes.
O atraso deve afetar os negócios da AMD, que já perdeu terreno em chips para a Intel nos últimos trimestres. Depois de meses de atraso, a AMD lançou o Barcelona em setembro.
Mas a rival Intel deu um passo à frente ao lançar os processadores Penryn de quarto núcleos feitos em 45 nanômetros no último mês. A AMD ainda usa o processo de fabricação mais antigo em 65 nanômetros.
IDG News Service.