O sucessor do Q6600

#Notícia Publicado por Geinrendour, em .

O Q9300 chegará ao mercado no próximo mês de janeiro. Ele será vendido por aproximadamente $ 270, rodando a uma freqüência de 2.5GHz e será gravado em 45 nanômetros, além de vir acompanhado de apenas 6MB de cache, ou seja, ele terá metade do cache dos seus irmãos mais poderosos que virão acompanhados por 12MB.

à importante destacar que o Q6600 é integrado por 8MB e esta redução no tamanho do cache não deverá afetar a performance para as multithreads. Além disso, o seu FSB será de 1333MHz contra os 1066 do Q6600. O seu potencial de overclock deverá ser bem significativa e este chip deverá atingir com estabilidade a freqüência de 3.8GHz. Finalizando, esta CPU deverá entre 2 a 8% melhor do que os processadores atuais de mesma freqüência ...

O Penryn também virá acompanhado do jogo de instruções SSE4, uma funcionalidade que realmente não fará muita diferença no seu lançamento, mas que deverá criar um ligeiro impacto na performance ao longo do próximo ano à medida que os programadores começarem a integrar estas instruções nos seus softwares. No entanto, os atuais proprietários de processadores Quad Core não deverão encontrar nesta nova geração algo de real interesse no que diz respeito à performance, além dos Geeks e das pessoas que não vivem sem um benchmark.

Vários motivos podem ser encontrados para justificar o fato de que o Penryn não representa um grande salto na performance. O primeiro se deve ao método de fabricação dos processadores apelidado de Tic-Toc: em um, a cada dois anos, a Intel reduz a gravação preservando a arquitetura anterior e no ano seguinte a companhia muda a arquitetura utilizando o mesmo processo de gravação já testado.

Esta nova geração ampliará ainda mais o caminho em direção aos multi-núcleos com a aparição no mercado dos processadores octocore (8 núcleos) e principalmente com a integração de um core gráfico na CPU, assim como de um controlador de memória. Neste mesmo período nós veremos a retomada da corrida ao GHz e também será visto um aumento significativo nas freqüências das nossas estimadas CPUs.

Fonte: Fórum PCs

Éberson
Éberson #Geinrendour

"De onde menos se espera, dali mesmo é que não sai nada."

, Caxias do Sul/Pelotas - RS
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,