Morte do PC é anunciada no Japão

#Notícia Publicado por Geinrendour, em .

O computador já não está mais na moda. No Japão as pessoas estão dando preferência para outros dispositivos, mais manipuláveis, como os telefones inteligentes, os computadores de bolso ou os consoles conectados a Internet.

O mercado dos computadores domésticos no Japão vem diminuindo drasticamente nos últimos anos e não parece que ele vai se recuperar: no segundo trimestre de 2007, os desktops registraram uma queda de 4,8% e os portáteis de 3,1%.

A venda de computadores caiu de forma consecutiva nos últimos cinco trimestres, um fato insólito neste mercado já consolidado, segundo o IDC.

NEC e Sony são as empresas mais prejudicadas por esta queda, uma situação que vem se complicando desde 2006. A Hitachi disse no último dia 22 de outubro que abandonará completamente a sua atividade no setor, para se concentrar em outros segmentos.

"O mercado dos computadores está perdendo o seu momento em favor de outros dispositivos eletrônicos, como os televisores planos ou os dispositivos móveis", comentou Masahiro Katayama, representante do IDC. "Os consumidores já não se sentem impressionados com discos rígidos com grande capacidade de armazenamento ou processadores mais rápidos. Isso não é tão impressionante quanto uma tela maior. E no Japão, as pessoas crescem utilizando dispositivos móveis e não o computador. O futuro do PC é incerto".

Para alguns este futuro se encontra nos países em vias de desenvolvimento ou "emergentes", como para Negroponte e o seu OLPC. Para outros, o único caminho é fechar a porteira, como foi o caso da IBM.

Fonte: Fórum Pcs

Éberson
Éberson #Geinrendour

"De onde menos se espera, dali mesmo é que não sai nada."

, Caxias do Sul/Pelotas - RS
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,