Designer de "Civilization" fala sobre IA no SBGame

#Notícia Publicado por rafael linux, em .

Quando Soren Johnson fala sobre inteligência artificial, parece se referir a um ser que tem vida própria. Ã mais ou menos por aí: no entanto, durante uma palestra, no SBGames 2007, o designer, responsável pela inteligência artificial de "Civilization III" e "Civilization IV", deixa claro que não perde o foco, fazendo questão de afirmar que "quem deve se divertir é o jogador, e não a IA".

Em um game, a inteligência artificial é um corpo à parte. Na palestra de tom técnico, com slides de PowerPoint ilustrados por exemplos com linhas de programação, para um leigo no assunto, foi o que deu para captar. Para desenvolver a IA de "Civilization IV", foram necessárias 25 mil linhas de programação, uma pequeníssima parcela de todo o código do jogo, e está totalmente independente da "engine" principal, uma tecnologia que é literalmente o motor do game.

Para uma platéia formada em sua maioria por estudantes, acadêmicos e produtores, o designer, que deixou a Firaxis em abril deste ano e hoje trabalha na Electronic Arts, no projeto "Spore", o objetivo principal ao criar um sistema de inteligência artificial não é dificultar a vida do jogador. "Nós queremos que os jogadores ganhem ou, ao menos, entendam porque perderam".

Johnson levantou algumas questões específicas interessantes, como quanto às trapaças, por exemplo. Diga lá: especialmente em jogos de estratégia, você nunca sentiu que o CPU te passou para trás? Afinal, como seres humanos que somos, fazemos uma ação por vez e olhe lá; já uma máquina, em teoria, pode desempenhar várias. Para efeitos de amostra, em "Civilivation IV", jogadores podem trocar tecnologias gratuitamente ou por preços baratos; se o CPU fizer isso entre si, seria trapaça?

Sobre "Spore", ele não falou muito, a não ser que a inteligência artificial do jogo é menor que a de "Civilization" em linhas de código.

A propósito, a IA de "Civilization IV" está disponível para download gratuito no site oficial da 2K Games.

uol jogos

rafael linux
rafael linux
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque