Hitachi promete HDs de 4TB para desktops até 2009

#Notícia Publicado por NightStalker, em .

A Hitachi Global Storage Technologies planeja anunciar nesta segunda-feira (15/10) uma tecnologia de armazenamento capaz de quadruplicar a capacidade dos discos rígidos para desktops nos próximos dois anos.

A nova tecnologia de cabeça de leitura vai permitir que desktops armazenem até 4TB (terabytes) de dados e que os laptops cheguem a 1TB de armazenamento.

Atualmente, os disco rígidos estão dobrando de capacidade a cada dois anos, apontou John Best, chefe de tecnologia da Hitachi Global Storage Technologies. A nova tecnologia permitirá um salto na capacidade, diminuindo o tamanho dos HDs, segundo ele.

O material das novas cabeças de leitura, que chegam aos discos comerciais em 2009, é mais sensível que o dos discos atuais e detecta melhor os campos magnéticos, segundo Best.

Chamado CPP-GMR (current perpendicular-to-the-plane GMR), o material aumentará a densidade da superfície dos discos dos 200 gigabits por polegada quadrada atuais para 500 gigabits por polegada quadrada.

O princípio da tecnologia é a resistência magnética gigante (GMR, do inglês giant magnetoresistance), efeito físico da manipulação do spin dos elétrons que rendeu o Nobel da Física deste ano aos cientistas Albert Fert e Peter Grunberg.

Fonte: IDG News Service

NightStalker
NightStalker
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,