.

Pesquisadores criam sistema que traduz pensamentos e dispensa fala (OFICIAL)

Enviado por Ismaelpotter, , 2 visualizações, 0 comentários
Pesquisadores criam sistema que traduz pensamentos e dispensa fala

Por Redação do IDG Now!
Publicada em 06 de setembro de 2007 às 17h41
Atualizada em 06 de setembro de 2007 às 19h39


São Paulo - Audeo já controlou cadeira de rodas sem movimentos ou voz. Tecnologia favorece pessoas com deficiências motoras e de fala.


Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia que processa sinais de pensamentos e permite a comunicação sem falas ou movimentos.

O Audeo é um leve dispositivo wireless que fica preso ao pescoço, sobre as cordas vocais.

Seu funcionamento começa com a tradução das frases no pensamento para sinais neurológicos. Estes sinais são enviados ao equipamento, codificados e transmitidos para serem processados em um PC.

O resultado é a tradução de idéias no computador, o que pode beneficiar tanto pessoas com deficiências motoras ou de fala.

Além disso, um novo hardware incorporado ao Audeo permitiu o controle de uma cadeira de rodas sem necessidade de movimentos físicos - apenas pensando em palavras.

A dupla desenvolveu também um método que compreende, além de palavras avulsas, falas contínuas - com alta precisão na leitura dos sinais neurológicos.

A tecnologia está sendo desenvolvida junto ao Instituto de Reabilitação de Chicago e da Universidade de Illinois, com apoio do Centro Nacional de Aplicações em Supercomputação e Instrumentos Nacionais.
Ismaelpotter
Enviado por Ismaelpotter
Membro desde
label