.

O FSB 1600MHz para o próximo Extreme Edition da Intel?

Enviado por rafael linux, , 34 visualizações, 0 comentários
O chipset X48 da Intel, que deverá chegar dentro de algumas semanas, deverá oferecer uma opção interessante segundo alguns rumores: o suporte ao FSB de 1600MHz. Apesar dos processadores com um FSB de 1333MHz ainda serem raros, este movimento da Intel é uma grande surpresa, mas não privada de sentido.

Os Xeons já são equipados de tal FSB em alguns casos e esta velocidade é muito interessante numa situação específica: quando duas CPUs são utilizadas em paralelo. Um dos rumores sobre o X48 fala exatamente da possibilidade dele gerenciar dois sockets com as placas mãe baseadas neste chipset (e conseqüentemente, de oito núcleos). A coincidência é desconcertante...

No entanto, parece que a Intel está desenvolvendo uma CPU Extreme Edition (as famosas X6xx0) com um FSB de 1600MHz para o lançamento da plataforma SKuLLTraiLL, também chamada de V8, (um sistema composto de dois processadores equipados de quatro núcleos). A companhia já utilizou a mesma estratégia com os seus processadores: primeiro foi com um Core 2 Quad X86650 com um FSB de 1.333MHz antes de generalizar esta velocidade de barramento para toda a sua linha um pouco depois. Além do mais, o ponto fraco desta atual arquitetura Intel seria o FSB que em parte limita a performance quando o número de núcleos é multiplicado: aumentando a freqüência do FSB, esse problema é parcialmente resolvido.
[url]hide:aHR0cDovL3d3dy5mb3J1bXBjcy5jb20uYnIvbm90aWNpYS5waHA/Yj0yMjAyMDk=[/url]
rafael linux
Enviado por rafael linux
Membro desde
label