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NFS: Pro Street será para DX9.0c, ao contrário do que muitos pensavam

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Direto de correspondentes na Europa:

Quem tinha dúvidas se o Need For Speed: Pro Street sairia para DirectX10, agora tem uma boa notícia.

A verdade é que "descobrimos" que os consoles atuais, mesmo sendo de última geração (Wii, PS3 e X360), não suportam o modelo Shader 4.0, presente no DirectX10 e OpenGL 2.0. Suportam, no maximo o Shader 3.0 (DX9c e OpGL1.5). Ou seja, se o jogo está sendo produzido para todos esses consoles, significa que os gráficos mostrados nas screens ate agora são correspondentes ao DirectX9c (o PS3 e o Wii usam OpenGL 1.5, mas é equivalente).

A EA poderá SIM lançar uma versão desse jogo para PCs com DX10, mas somente como uma versão alternativa, não como única opção. Isso seria inviável, pois as diferenças nos gráficos atrapalhariam a conversão DX10 > DX9c. Já a conversão ao contrário: Dx9c > Dx10, é mais fácil e viável.

Toda essa descoberta foi graças a uma declaração de Gabe Newell, chefão da VALVE (Half Life), onde ele critica o DX10 como sendo exclusivo para Windows Vista. Essa crítica foi divulgada no site Heise Online.

Gabriel Augusto Nogueira e Ana Paula Xavier Nogueira
Correspondentes da EA Brasil na Europa.
magicduck
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