Microsoft anuncia detalhes do DirectX 10.1

#Notícia Publicado por |MaRc|aNo|, em .

O assunto ta polêmico e continua causando confusão até entre os próprios responsaveis pelo projeto, no entanto... agora parece que foi definida a "politica" em relação ao DX10.1 x "hardware".

No site MSN informática saiu a seguinte noticia:

Microsoft faz apresentação do novo DirectX 10.1

09/08/2007 22:23

Durante a conferência SIGGRAPH, a Microsoft fez uma apresentação detalhando algumas das mudanças no DirectX 10.1. Os principais destaques da tecnologia são:

- o DirectX 10.1 é uma série de extensões ao DirectX 10.

- as atuais placas de vídeo com DirectX 10 NÃO terão suporte à tecnologia.

- o pacote exige e faz parte do Windows Vista SP1.

O objetivo do DX 10.1 é oferecer o 'DX 10 completo', permitindo que desenvolvedores tenham melhor controle da qualidade dos gráficos, e obrigando alguns aspectos que no DX10 eram opcionais, como o uso de AntiAliasing 4X. Já as placas de vídeo compatíveis com DX 10.1 devem oferecer tecnologias de Shader e AntiAliasing.

A polêmica maior estava no "não" suporte das atuais placas de video ao DX10.1, mas seria isso traduzido como a necessidade de trocar o hardware já que estas placas simplesmente não funcionariam em conjunto com o SO com essa versão do DX? Nos últimos dias tinha de chegar a resposta, para os apreensivos donos de GPUs GF série 8 e Radeon série HD2000... e claro pra quem nem isso tem. huehuehuehueh...

A Microsoft anunciou os detalhes sobre sua nova versão do DirectX; para permitir total suporte é preciso ter além do Service Pack 1 do Windows Vista, uma placa de vídeo compatível com o novo padrão. As placas mais atuais como a Nvidia GeForce 8800 e a AMD/ATI Radeon 2900 podem não suportar todos os novos recursos adicionados ao Direct3D 10.1.

Os recursos do DirectX 10.1 incluem melhorias incrementais na qualidade de renderização 3D. Já para as inovações, entre elas estão suporte para operações de ponto flutuante 32 bits (ao invés dos de 16 bits usados hoje por padrão) e suporte obrigatório a 4x FSAA (Full Screen AntiAliasing).

Sam Glassenberg, da Microsoft, destacou que "o DirectX 10.1 suporta totalmente o hardware DirectX 10. Nenhum suporte a hardware está sendo removido. Pense nisso como um complemento. Isto é, basicamente uma atualização para o DirectX que estende a funcionalidade do hardware".

Glassenberg disse que o DirectX 10.1 será totalmente compatível com todas as placas que atualmenbte suportam o DirectX 10. Tudo o que a empresa quer é aumentar o cliclo de vida da API. Sam confirmou que as placas atuais podem não usar tudo o que o DirectX 10.1 tem a oferecer, mas disse também que aplicações criadas especificamente para o DirectX 10.1 dificilmente aparecerão, porque no geral, as atualizações não são tão críticas.

|MaRc|aNo|
|MaRc|aNo|

Yo! o/

Publicações em Destaque