DVD Forum aprova HD-DVD de camada tripla com 51 GB

#Notícia Publicado por healer, em .

O DVD Forum, que também rege a norma HD-DVD, aprovou uma nova versão da mídia: a utilização de três camadas para oferecer a capacidade total de 51 GB.

Além da terceira camada, outra novidade é a melhoria da tecnologia de gravação, que permite armazenar 17 GB por camada ao invés de 15 GB dos HD-DVD clássicos. Em contrapartida, nem a Toshiba nem o DVD Forum indicou se esses discos podem ser utilizados com os periféricos atuais. Se forem incompatíveis com os leitores já vendidos, há poucas chances do HD-DVD de camada tripla emplacar.

Esse aumento de capacidade dá uma vantagem em sua luta contra o Blu-ray. Uma das razões da adoção do Blu-ray por certos estúdios era a sua capacidade superior (50 GB contra 30 GB). Com este novo HD-DVD, essa vantagem cai. Contudo, não se sabe se a tecnologia em três camadas poderá concorrer com as duas camadas Blu-ray. Em geral, o Blu-ray permanece como a escolha mais interessante em informática (maior capacidade de armazenamento e disponibilidade de gravadores), enquanto que em vídeo, a briga é sempre acirrada.

Note que uma das aplicações da terceira camada no HD-DVD é original: um HD-DVD de dupla camada (30 GB) e uma camada DVD compatível com os leitores de DVD clássicos.

Fonte: http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=219735

healer
healer