Concorrência pode baratear a banda larga?

#Notícia Publicado por Ismaelpotter, em .

Concorrência pode baratear a banda larga?

Há pouco menos de um mês, foi publicado um estudo da FGV defendendo a competição entre plataformas de banda larga. Segundo o estudo, a banda larga se disseminou mais rapidamente nos países onde houve incentivo à competição entre tecnologias. O estudo afirmava ainda que o nível de renda é o fator que mais influencia na penetração da internet rápida em um país.

Um levantamento divulgado nesta segunda (03) pela TelComp indica que o fato de o internauta brasileiro estar entre os mais ativos do mundo se dá muito mais apesar dos serviços prestados pelas operadoras do que graças a eles. Isso porque a banda larga nacional está entre as mais caras do planeta. O estudo comparou o preço que os usuários de diversos países pagam por um megabit por segundo - e a diferença é enorme. No Brasil, o preço chega a ser 395 vezes mais caro do que no país onde o serviço é mais barato (Japão), por exemplo.

Mas dentro do território nacional os valores também variam muito: em São Paulo, o internauta pode conseguir 1Mbps por R$ 39,95. Já em Manaus, a mesma conexão chega a custar R$ 716,50 reais.

O que você acha que explica essa diferença? Comente.

Escrito por UOL Tecnologia

Ismael
Ismael #Ismaelpotter