BitTorrent: aplicativo oficial não será mais livre

#Notícia Publicado por NightStalker, em .

O protocolo de compartilhamento P2P BitTorrent é, atualmente, o mais utilizado no mundo. Seu sucesso parte do fato de que tanto o protocolo quanto o cliente oficial sempre foram abertos, permitindo a criação de clientes alternativos como o Azureus em Java ou o célebre µTorrent. O cliente oficial não alcançou o mesmo êxito dos alternativos e terminou jogado em segundo plano.

Em 7 de dezembro de 2006, Bram Cohen, inventor do BitTorrent, e Ludvig Strigeus, desenvolvedor do µTorrent, anunciaram a compra do aplicativo pela empresa BitTorrent. O site µTorrent bem como o fórum continuaram ativos e um dos objetivos da BitTorrent é preservar a comunidade µTorrent. Sabendo-se que o µTorrent não era livre, levantou-se a seguinte questão: o cliente oficial e o protocolo vão continuar a ser livres?

A versão 6 do cliente oficial já apareceu há alguns dias. Essa nova versão é a estréia de sua base no µTorrent. Assim como o µTorrent antes de sua aquisição, o novo cliente oficial teve seu código-fonte fechado. No que diz respeito ao protocolo BitTorrent, a questão é um pouco mais delicada. A documentação não estará mais disponível a todos, entretanto, será possível obter uma licença SDK (das ferramentas e documentações). A empresa BitTorrent diz que o cliente oficial tornou-se proprietário para controlar sua distribuição mais facilmente. De fato, parece que usuários compraram uma licença junto a revendedores pouco escrupolosos.

à importante saber que o "forker" (criar uma versão paralela à oficial) da versão livre do software e do protocolo continua possível, o que atemoriza a empresa BitTorrent. O BitTorrent ainda tem belos dias pela frente.

fonte: ForumPcs

NightStalker
NightStalker
Publicações em Destaque