Grupo conclui a definição do padrão de memória DDR3

#Notícia Publicado por Ismaelpotter, em .

Grupo conclui a definição do padrão de memória DDR3

O novo padrão daria maior desempenho e reduziria o consumo de eletricidade se comparado com as arquiteturas da DDR1 e da DDR2.

Por COMPUTERWORLD

27 de junho de 2007 - 15h25

A associação JEDEC, responsável pela definição de padrões em memórias, acredita que o novo padrão DDR3 (Double Data Rate 3) vai ser extensamente adotado. O DDR3 é um padrão de SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access) que tem alimentação de energia definida em 1,5 volts. Comparativamente, a DDR1 consumia 1,8 volts, enquanto a DDR2 usava 2,5 volts.

Para Joe Macri, representante da AMD e chairman do JEDEC, afirma: "O padrão DDR3 representa o resultado de incontáveis horas de colaboração entre a memória, o sistema, componentes e produtores de módulos. Ele vai permitir que os sistemas atinjam maior desempenho, capacidade de armazenamento e funcionalidade, mudanças consistentes com as necessidades do mundo de hoje".

O objetivo do padrão DDR3 é operar entre 800 a 1600 MT/s (milhões de transferências por segundo) e a densidade da memória terá entre 512 MB até 8 GB. Essa mudança pode aumentar dramaticamente as capacidades das memórias RAM em PCs e dispositivos móveis, além de criar um suporte melhor para a migração para PCs em 64-bit.

Já Paul Fahey, membro do conselho do JEDEC e diretor de operações de memórias da Intel, vê o DDR3 vai ser o primeiro ponto para uma nova geração de soluções de memória tanto para baixo quanto alto desempenho. "O DDR3 vai ser um ingrediente essencial para o futuro das plataformas móveis e para aplicações que demandem o maior desempenho possível, como video-on-demand, codificação e decodificação, jogos e visualização em 3D".

O JEDEC conta com mais de 3,1 mil participantes, indicados por mais de 290 companhias. Todos os padrões da JEDEC estão disponíveis gratuitamente e pela internet.

Ismael
Ismael #Ismaelpotter
Publicações em Destaque