Exército australiano busca recrutas através de jogos

#Notícia Publicado por Rodrigo Petraca, em .

A Australian Defence Force (ADF) está apostando na Internet como plataforma para recrutar novos soldados, apelando para um portal de jogos multiplayer e uma série de vídeos sobre a vida dos militares.

A notícia foi veiculada no jornal Sydney Morning Herald , que cita que os novos esforços foram ao ar na semana passada.

Os jogos casuais Extreme Battleships, Supreme Air Combat e Operation Tiger são três exemplos de games online desenvolvidos pela ADF e possuem classificação virtual com a pontuação de seus jogadores.

Números oficiais indicam que o portal teria atraído mais de 25 mil visitantes desde seu lançamento, que jogaram 40 mil vezes. O site ZDNet Autralia cita números um pouco superiores: 31 mil visitas com 2 mil registros de usuários, que receberão via email informações sobre oportunidades de emprego e material de marketing da instituição.

A iniciativa foi possível graças a um aumento substancial no orçamento destinado pelo governo para recrutamento de novos soldados. Mesmo sendo cedo para quantificar os resultados, o diretor geral da ADF, Brigadeiro Simon Gould, afirma que os jogos se provaram um verdadeiro sucesso em atrair pessoas interessadas em uma carreira militar.

O jogo Extreme Battleships foi lançado em setembro de 2006 e já recebeu 1,03 milhão de jogadores. Supreme Air Combat, lançado em março de 2007, atraiu pouco mais de 317 visitantes até o momento.

A ADF também lançou uma série em vídeo chamada "The First Six Weeks" (na tradução, "As Primeiras Seis Semanas"), que mostra como é a vida militar. São 20 podcasts que seguem diferentes carreiras durante o período de treinamento, mostrando o aprendizado com armas e algumas missões.

Gould, que coordena o recrutamento de novos soldados, explicou à ZDNet que é sua responsabilidade promover ao menos 120 mil novos alistamentos na Força ao ano, o que estaria muito além do atualmente obtido, cerca de nove mil ou dez mil.

Usar games com objetivo de recrutar novos soldados não é uma idéia nova. Os Estados Unidos vêm utilizando com sucesso, desde 2002, o popular jogo online America's Army, que coloca o jogador sob um treinamento básico em um ambiente virtual semelhante ao real executado pelo exército.

Interessados em conhecer os jogos online ou assistir ao The First Six Weeks, podem acessá-los nos respectivos links: defencejobs.gov.au/games e defencejobs.gov.au/FirstSixWeeks.

Fonte: Terra Games.

Rodrigo
Rodrigo #Rodrigo Petraca

"Who will trade his karma for my Kingdom?"

, Archipelago Fox - Shadow Moses
Publicações em Destaque