Até um terço dos Xbox 360 dão problemas, diz site

#Notícia Publicado por _Belmont, em .

Segundo reportagem do site DailyTech, que entrevistou funcionários de lojas onlines como a EBGames, até um terço dos Xbox 360 sofrem com algum tipo de falha, inclusive as "três luzes da morte", que indicam mal-funcionamento interno do console.

A pouca confiabilidade do aparelho é uma das maiores preocupações de usuários e potenciais consumidores do Xbox 360, que se manifestam em diversos fóruns. A fabricante do console, a Microsoft, apenas afirma que a porcentagem de aparelhos com defeitos está entre 3% e 5%, considerado dentro da normalidade na indústria de eletrônicos.

A publicação afirmou ter entrevistado vários funcionários das cadeias EBGames e GameStop, na condição de anonimato, e eles foram unânimes em apontar que o Xbox 360 é um dos consoles menos confiáveis em tempos recentes. Foram pesquisados o número de consoles vendidos com garantia extendida e que tiveram alguma reclamação de defeito.

Seguindo Matthieu G., ex-funcionário da EBGames, o "número real" de Xbox 360 com defeitos estava entre 30 e 33%, mas o lote inicial tinha ainda mais defeitos: "Tivemos 35 Xbox 360 no lançamento e soube que mais da metade quebrou nos primeiros seis meses (incluindo as luzes vermelhas e riscos circulares nos discos). Dois deles chagaram 'mortos'".

Nos EUA, a Microsoft admite que a leva inicial teve mais problemas, e decidiu consertar todas as máquinas fabricadas em 2005 que dessem defeitos. Também instituiu uma linha de atendimento ao consumidor para tratar exclusivamente das "luzes vermelhas" e estendeu o prazo de garantia de 90 dias para um ano. Os consoles nacionais já têm 12 meses de garantia.

Ainda segundo a publicação, a alta taxa de defeito do console fez com que a EBGames praticamente dobrasse o valor da garantia estendida e mudasse a política de troca: antes, o videogame era substituído por um novo, agora, o consumidor recebe um videogame "recondicionado". No entanto, esclarece a loja, isso também passou a ser válido também para os consoles da Sony e da Nintendo.

Para a rede Best Buy, a taxa de defeitos do Xbox 360 fica entre "um quarto e um terço" do total. "Temos uma tonelada voltando a todo tempo. Encorajamos vigorosamente nossos consumidores para comprar os planos de serviço para qualquer produto, mas isso é especialmente importante para aqueles que levam o Xbox 360", disse um gerente de atendimento ao consumidor do estabelecimento. "Foi uma sorte a Microsoft ter estendido a garantia de fábrica para um ano, pois passamos tempos ruins lidando com as unidades de lançamento. Agora, não temos que ligar com os consoles quebrados até seu segundo ano, para quem comprou o plano de dois anos".

Para termos de comparação, a taxa de defeitos da maioria dos outros consoles, segundo Matthieu G., é de menos de 1%. A taxa de Wii retornados, de acordo com o gerente de uma unidade da EB Games, foi de zero unidade.

Enquanto isso, surgem relatos mais preocupantes sobre a confiabilidade do Xbox 360. Recentemente uma assistência técnica no Reino Unido anunciou que está recusando consertar o console e um usuário dos EUA conta que está em seu 12° aparelho.

Apesar dos problemas, o Xbox 360 é um dos videogames de maior sucesso na nova geração de consoles, tendo vendido, em pouco mais de 19 meses, quase 11 milhões de unidades.

_Belmont
_Belmont

Still here...

, Viçosa
Publicações em Destaque