Radios de Internet americanas pararam

#Notícia Publicado por Sword Fish, em .

Na última terça-feira quem quis ouvir uma rádio.net americana não teve como. Todas se uniram ao dia do silêncio durante um certo período, descontinuaram sua programação normal e simplesmente pararam.

Do que se trata?

Em 2 de março de 2007, o Escritório de direitos autorais americano diz que a estrutura de pagamento de royalty é - na maioria dos casos - pelo menos 10 vezes maior que os royalties pagos por qualquer outro tipo de rádio, em qualquer outro lugar do mundo. Não existindo o serviço de Internet rádio eles poderiam operar no ramo da música com lucro, mesmo sob a mesma estrutura de pagamento. Isso significa o fim das estações de rádio web e o fim do pagamento de royalty para os artistas que atualmente acontecem.

O contra-ataque das estações é dizer aos ouvintes que não acreditem nas gravadoras que dizem que a Internet rádio está tentando privar os artistas e correlatos do pagamento dos royalties. As web rádios dizem que apoiam a legislação quanto ao pagamento dos direitos e que pagam um valor maior que qualquer outro tipo de meio de comunicação nos Estados Unidos.

Segundo um levantamento das emissoras de web rádio em apenas um ano elas deram um pulo de 45 para 72 milhões de ouvintes por mês. De olho nessa fatia do bolo as gravadores se organizaram para pressionar o senado (R$) para acabar com as rádios de internet se a estrututra de pagamentos de direitos não mudar, ou seja para maior... mesmo sabendo que as web rádios tocam de tudo e beneficiam mais artistas que as rádios convencionais, que são controladas pelas gravadoras maiores e só tocam o que a elas interessa. Na web você pode ouvir qualquer gênero, artista, movimento, estilo, cada tribo faz sua rádio preferencial e nas rádios e tvs convencionais só toca o que as gravadoras pagam para tocar.

Estejamos preparados, se moda pegar, e se, as gravadoras conseguirem vencer a queda de braço (isso significa dinheiro), a metralhadora em breve vai apontar para nós também. As gravadoras sempre atrás do dinheiro que estão perdendo, desde que saímos do vinil para o CD, não param de tirar de nós o direito de ouvir nossos artisitas favoritos a baixo custo. Primeiro com a guerra ao MP3 e compartilhamento, agora com as web rádios, pois sabem que gravamos os streamings e escutamos gratuitamente em nossos carros, players, ipods, PCs e porque não dizer nas maravilhosas web rádios.

Portanto se você gosta de ouvir uma música pela net, seja no Brasil ou qualquer outro lugar do mundo, mova-se, vamos aderir ao movimento que está bombando na net mundial deste Março e mande um email para as autoridades americanas pelo portal do Savenet.org. Faltam apenas 14 dias para a decisão e pelo que parece algumas gravadoras (R$) valem mais que 72 milhões de votos...

- Portal do Savenetradio: http://www.savenetradio.org

Links relacionados:

- Web rádios protestam em silêncio - http://www.reuters.com/article/industryNews/idUSN2638569320070626?sp=true

- Dia do silêncio para web rádios americanas - http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/6240418.stm

Sword Fish
Sword Fish

Gamer Expert

, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Publicações em Destaque