Nintendo anuncia oficialmente o Wiiware, serviço de download para o Wii

#Notícia Publicado por juunin, em .

Todos sabiam que ele viria, e hoje a Nintendo oficialmente anunciou detalhes sobre o Wiiware, sua versão do ''Live Arcade'' ou ''PS Store'' para o Wii.

O WiiWare, que nada tem a ver com o Virtual Console por odne a Nintendo e outras empresas liberam seus clássicos de outrora (Nintendo Entertainment System, Super Nintendo Entertainment System, Nintendo 64, Mega Drive e TurboGrafx 16) para venda por download, proverá aos usuários jogos especificamente desenvolvidos para o Wii, que serão vendidos pelo ''Wii Shop Channel'' por um valor em Wii Points.

O que difere esta das ofertas de suas rivais é que a Nintendo não está querendo apenas o suporte de grandes companhias como Ubisoft e Sega. Em uma conferência recente, a empresa informou que gostaria de ver produtoras independentes, grandes e pequenas, nesse barco. A Nintendo, como responsável pela venda, determinaria o preço apropriado para cada jogo em uma base ''por título'', e os jogos em si não seriam vetados pela empresa. Sua função seria apenas de assegurar que os eles estão livres de bugs e totalmente compatíveis, enquanto que seria responsabilidade dos produtores e das distribuidoras assegurar a classificação de seus jogos perante a Entertainment Software Rating Board -- jogos para maiores de 18 anos (Adults Only) não serão aceitos.

''Produtores independentes armados com pequenas verbas e grandes idéias poderão ter seus jogos originais no mercado e assim veremos se podemos encontrar o próximo hit. O WiiWare traz novos níveis de criatividade e valor para a popualação cada vez maior de usuários do Wii'', disse Reginald Fils-Aime, presidente da NOA (Nintendo of America).

Os primeiros títulos para o Wiiware da Nintendo e de ''third-parties'' estarão disponíveis a partir do ano que vem. Mais detalhes sobre o serviço deverão ser revelados no mês que vem, principalmente no que diz respeito a plataforma de desenvolvimento.

Leonardo
Leonardo #juunin

Expert em Games

, Rio de Janeiro: Brasil