Game ajuda estudantes a aprender química

#Notícia Publicado por raulrcp, em .

Dois professores universitários combinaram seu conhecimento de ciências e de videogames para criar um jogo que ajuda estudantes a aprender química.

Em lugar de usar livros e tubos de ensaio, os alunos combatem alienígenas e outras forças misteriosas que estão tentando destruir a Terra com o aquecimento global.

"Usar a tecnologia dos videogames para suplementar a instrução científica envolve um nível diferente de interação para os estudantes", disse Carlos Morales, professor-assistente de tecnologia da computação gráfica na Purdue University, em Indiana.

"Assistir aulas e fazer provas não parecem atividades autênticas... e diferem da maneira pela qual aprendemos conceitos", acrescentou em um comunicado.

Morales, que trabalhava no desenvolvimento de videogames profissionais para o Xbox, da Microsoft, percebeu que, quando os estudantes aplicam aquilo que aprendem, retêm as informações com mais facilidade.

Em parceria com Gabriela Weaver, professora-assistente de educação química e fisioquímica, que estava desenvolvendo métodos mais interessantes de ensino científico, ele começou a trabalhar no videogame.

"Eu tinha alguma familiaridade com videogames, e o que percebi nas pessoas que os jogam é a qualidade de adesão quase compulsiva, especialmente entre os usuários mais jovens", afirmou Weaver.

"Fiquei surpresa com o profundo envolvimento dos usuários com o micromundo de seus jogos, sobre como o mundo dentro do jogo funciona, como os jogadores aprendem a se mover nesse mundo e se esforçam continuamente para melhorar seu desempenho."

Com ajuda dos alunos da turma de tecnologia de jogos e simulações do curso de Morales, eles desenvolveram um jogo no qual o personagem principal passa por sete salas para combater forças malignas que se esforçam para destruir o planeta.

Em cada sala existe um desafio baseado em conceitos da química, que o estudante tem de superar antes de atingir o próximo nível. Caso todos os desafios sejam superados, um reator nuclear é destruído e o planeta está salvo.

Fonte: Terra!!!

raulrcp
raulrcp
Publicações em Destaque